Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

1. esboço inicial
2. esboço com modelo
4. construção 1.ª fase
5. Construção 2.ª fase
3. maquete do fruto
6. resultado final

Memória Descritiva:

Concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”
Memória descritiva do fruto escolhido: ananás
No âmbito do programa Eco - Escolas, foi lançado o desafio de participar no passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios”, a duas turmas do 2º ciclo da escola, tendo resultado na elaboração de vários frutos com embalagens tetra pak, entre os quais se escolheu um que representa o trabalho desenvolvido: o ananás.
Nas aulas de educação visual e educação tecnológica, os alunos foram sensibilizados para a importância da reutilização de materiais, do impacto das embalagens no ambiente e das suas características físicas, através da observação direta destes objetos e do debate de ideias em grande grupo. A partir daí, os alunos foram desafiados a interpretar peças de fruta do ponto de vista da forma, textura e cor fazendo diversas representações gráficas à vista direta. Estes registos serviram para preparar a concepção das representações das frutas com recurso a embalagens.
Após recolha de embalagens utilizadas, tendo em conta, na seleção, as simbologias propostas pelo regulamento do concurso, os alunos exploraram a relação forma-função desses objetos e elaboraram breves projetos na forma de registos gráficos simples.
Assim, do trabalho investigativo sobre as embalagens, passou-se, então, à construção de representações tridimensionais do fruto, através da decomposição de embalagens e reorganização de elementos plásticos. Nesta fase de realização, foram utilizados, além de embalagens tetra pak, fita-cola bi-adesiva e tintas acrílicas.
Os alunos tiveram contacto com o fruto, pesquisaram a sua origem, características e benefícios para a saúde, em parceria com a disciplina de Ciências Naturais e o projeto da escola “As escolhas da turma”, que recorre à intervenção dos alunos na elaboração de ementas saudáveis a implementar no refeitório da escola, estando assim sensibilizados para a prática de uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável, na qual a fruta tem grande importância como fonte de vitaminas e minerais. Da pesquisa efectuada pelos alunos envolvidos, destacamos a seguinte informação relativa ao ananás:
O ananás é um fruto obtido da planta que tem o nome de ananaseiro, proveniente das regiões tropicais e subtropicais. As referências a este fruto remontam ao ano 1555, no Brasil e já nessa altura era conhecido pelas suas propriedades terapêuticas. Só 200 anos mais tarde foi trazido para a Europa e atualmente é consumido em todo o mundo sob a forma de fruta, compotas, sumos, gelados, gelatinas ou para acompanhar e guarnecer cozinhados.
A polpa comestível de cor amarela, exala uma óptima fragrância, tem sabor agridoce e está rodeada de brácteas verdes que passam a alaranjadas quando o fruto está maduro, formando a sua casca. O fruto é uma infrutescência, pois é composto por um conjunto de frutos. É possível distinguir o ananás do abacaxi, considerado que o ananás é mais ácido e menos aromático, cultivado em temperatura mais baixas que o abacaxi, com sabor mais adocicado.
Valor nutricional
Uma porção de 100g de ananás, o equivalente a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias, a grande maioria proveniente de hidratos de carbono, aproximadamente 13g. Contém ainda quantidades mínimas de proteína e gorduras, sendo rico em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina, cerca de 1,4g de fibras por 100g, correspondendo a 4% das necessidades diárias deste nutriente. Contém uma enzima, a bromelina, com acção anti-inflamatória e anticoagulante. É um fruto rico em vitaminas A, C e do complexo B, úteis na regeneração da pele e na prevenção de infeções e minerais, como o cobre e o zinco que ajudam à fixação de ferro na hemoglobina, no metabolismo de proteínas e na cicatrização.
É um fruto muito rico em água e fibras, tem efeito diurético, antioxidante e ajuda na digestão dos alimentos.