Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 de Arrifana (Santa Maria da Feira)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Memória descritiva“Tutti Frutti numa qualquer escola perto de si”
Lidas as regras do concurso os alunos foram verificar junto dos eco pontos da escola da existência ou não de embalagens com as características exigidas pelo regulamento. Verificaram que efetivamente a maioria dos pacotes de sumo eram de pequena dimensão mas da marca “Compal” como era requerido.
Então comprometeram-se a trazer embalagens vazias dos seus domicílios para fazerem um fruto, que englobaria outros frutos em si pois em jeito de brincadeira alguém disse que o fruto mais consumido na escola era o “Tutti Frutti” que era o maior número de embalagens trazidas dos ecopontos.
Com duas embalagens familiares espalmadas e abertas fizeram o fruto, marcando primeiro a sua formas com um marcador de escrever no quadro pois, os de pintar não se fixavam ao cartão. Seguidamente cortaram o contorno com alguma dificuldade, pois não era um recorte em linha reta. Marcaram posteriormente a maça dentro da pêra fazendo o respectivo recorte e, por fim marcaram o morango e fizeram igual procedimento.
Para se ver melhor cada um dos frutos fizeram um novo corte paralelo ao primeiro agora feito com uma tesoura. Furaram com um prego fino os frutos em três pontos e amarraram-nos com fio de pesca fino.
Por fim fizeram um contorno no morango com tinta de relevo vermelha para realçar o mesmo como se fosse o coração da fruta.
Por último deram ao fruto o nome de Tutti Frutti por nos ecopontos só existirem pacotes desta variedade de sumo.
Criaram o slogan – “Tutti Frutti numa qualquer escola perto de si”
Ficou em exposição no Hall de entrada da escola (serviços administrativos) como retratam as fotografias, fazendo-se referência ao concurso numa pequena legenda no local.
Nota: todos os alunos da turma do 6º B que frequentam o Eco-escolas têm uma autorização assinada no início do ano letivo de permissão de recolha de imagens para fins e atividades escolares.
O coordenador eco-escolas
Antero Resende