Trabalhos 2016

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Foto 1:Registo do processo de construção: laranja após a pintura.
Foto 2: Laranja (fruto final), onde são visíveis os símbolos FSC® e Tetra Pak
Foto 3: Registo do processo de construção do ananás, com a colagem dos pedaços de embalagem (em destaque o símbolo Tetra Pak), após ter sido envolvido em papel de jornal, colado com cola branca e pintado com tintas guache.
Foto 4: Ananás (fruto final), com destaque para o símbolo da Tetra Pak
Foto 5: Manga (fruta final)
Foto 6: Manga (fruto final), em destaque o símbolo do FSC®

Memória Descritiva:

Concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”
Com a participação no concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios” pretendia-se que os alunos construíssem uma ou mais peças de fruta, utilizando as embalagens de cartão da Compal, as quais exibiam os símbolos do FSC® e da Tetra Pak.
Esta atividade foi contextualizada através da dinamização de uma sessão informativa para os alunos onde foi explorado o significado dos símbolos FSC® e Tetra Pak, sendo igualmente sensibilizados os alunos para a importância da preservação da floresta.
Intervenientes
Os alunos participantes no concurso, pertencem ao Clube Eco-Escolas e foram auxiliados da professora responsável pelo projeto Eco-Escolas.
Os alunos conceberam a ideia e elaboraram a construção dos diferentes frutos.
A concurso submeteram-se 3 frutos: uma laranja, um ananás e uma manga.
Materiais
Os materiais utilizados na construção dos frutos foram: balão, cola branca, papel de jornal, cola quente, tintas gauche, tinta spray e embalagens de Compal.
Metodologia
Para a construção do primeiro fruto, a laranja, os alunos começaram por envolver um balão cheio de ar, com várias camadas de papel de jornal cortado às tiras e colaram com cola branca. Depois de se formar uma estrutura rígida, pintaram o fruto com tintas guache, com as cores correspondentes. De seguida colaram os símbolos da Compal, da Tetra Pak e da FSC® por toda a superfície da fruta.
Para a construção do ananás, os alunos, iniciaram a construção da estrutura da mesma forma que fizeram para a laranja, envolvendo o balão com papel de jornal e pintando posteriormente. Para terminar o ananás, foi feito o recorte de pequenos pedaços das embalagens da Compal, tendo sido os mesmos colados na estrutura inicial, utilizando cola quente. As folhas do ananás, são recortes maiores das embalagens e foram pintados com spray verde .
Para a construção da manga, recortaram-se tiras compridas das embalagens de 1litro da Compal, as quais foram coladas nas extremidades, com cola quente. Tendo apenas sido pintada com tinta de spray a folha que surge no fruto.
Descrição dos Frutos
Laranja
A laranja é o fruto da laranjeira, que pertence ao grupo dos citrinos. Frequentemente, este fruto é descascado e comido ao natural, ou espremido para obter sumo. Em termos de benefício nutricional é muito conhecido por ser uma fonte importante de vitamina C.
O seu cultivo estende-se por vários países do continente europeu, concentrando-se mais nos da zona do mediterrâneo. O nosso país tem uma espécie característica a laranja do Algarve, que normalmente se apresenta com um sabor mais doce.
Ananás
O ananás, normalmente chamado de fruto, é na verdade uma infrutescência. Este fruto é característico das regiões tropicais e subtropicais, sendo muitas vezes utilizado como símbolo representativo das mesmas.
Este fruto pode ser consumido ao natural, em calda, ou cristalizado.
Em termos de benefícios nutricionais, o ananás é rico em vitaminas, especialmente A e B1.
Manga
A manga é o fruto da mangueira. Esta fruta é característica do sul da Ásia, mas foi introduzida em zonas da América do Sul e da África com sucesso.
No relativo aos benefícios nutricionais a manga contem cerca de 15% de açúcar e 1% de proteína, podendo conter quantidades significativas de vitaminas (A, B e C), minerais (ferro) e antioxidantes.
O seu cultivo pode ser feito em climas tropicais e subtropicais.