Trabalhos 2016

Assoc. Promoção Social, Desportiva R. Cultural Moita do Boi (Pombal)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

preparação dos jornais para estrutura do fruto
colagem de jornais
execução do fruto colagem de jornais finalização
Segunda camada de papel para pintar o fruto
finalização da estrutura inicial do fruto para pintar e colar
pintura do fruto
colagem das embalagens tetra pack
Fruto terminado

Memória Descritiva:

No âmbito do passatempo “Cria uma fruta, colhe prémios”, as crianças da Associação da Moita do Boi com a ajuda das funcionárias escolheram elaborarar uma pêra.
Começamos por fazer o fruto com a técnica do balão. Este processo foi efectuado com a colagem de várias camadas de pedaços de jornal que foram colados com cola branca até obter uma camada dura. Após a secagem deste processo, colámos recortes de folha branca para a base do balão ficar desta cor e deixamos secar novamente o processo efectuado. No fim destes dois processos efectuados rebentamos o balão e obtivemos o formato do fruto pretendido. De seguida as crianças esponjaram a pêra de amarelo e deixamos secar.
Com a ajuda das crianças e dos pais recolhemos diversas embalagens da Compal onde recortamos com vários formatos, o espaço onde está a informação Tetra Pak, a imagem da Compal e o símbolo FSC. Após recortarmos o pretendido colámos em toda a pêra.
Para elaborarmos o troço da pêra, as crianças pintaram um pedaço de cartão de castanho. Após a sua secagem, enrolaram-no até obter o formato pretendido. Já com o troço concluído, colocamo-lo no cimo da pêra. Para terminar desenhamos duas folhas nos pacotes da Compal recortamos e colámos junto ao troço da pêra assim terminando o fruto.
As crianças escolheram a pêra porque é uma peça de fruta de sabor adocicado, rica em sais minerais como o sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. As vitaminas encontradas na pêra são tipo A, C e do complexo B, é uma fruta rica em fibras que contribui para o bom funcionamento intestinal. Na culinária, é utilizada para a fabricação de geleias, compotas e outros doces que também são feitas por eles no atelier de culinária. A árvore que produz este fruto chama-se pereira.