Trabalhos 2016

Jardim de Infância de Gouveia (Gouveia)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Agrupar/seleccionar embalagens de sumo.
Desenhar o fruto escolhido/seleccionado.
Desenho do fruto escolhido/seleccionado, pelo grupo.
Cortar as embalagens em tiras, para construir o fruto.
A apanha do fruto na horta pedagógica.
As Mamolas apanhadas e na sua embalagem própria.

Memória Descritiva:

Depois de uma recolha, ao longo do ano, de embalagens de sumo da Compal (anos, trazidas de casa...) fizemos a seleção das embalagens já lavadas e abertas. Fizemos conjuntos das várias frutas.
Em seguida escrevemos o nome dos vários frutos, fizemos a divisão silábica e misturámos várias sílabas, as primeiras com as últimas, as sílabas do meio, com as primeiras...e depois de encontradas várias novas palavras, elegemos uma, por votação de todas as crianças do grupo. O passo seguinte foi desenhar o novo fruto, uma "MAMOLA" (a 1ª sílaba de maçã, a 1ª
de morango e a 1ª de laranja). O grupo escolheu o desenho que melhor representava o novo fruto, recém criado.
Cortámos as embalagens em tiras, para melhor o construir e com a ajuda dos adultos colaram-se em bases de jornal.
Com um ramo de árvore (não cortado para o efeito), colacámos folhas recortadas das embalagens e construimos uma MAMOLEIRA, árvore que dá MOMOLAS e na "Horta do meu Coração", plantaram-na e colheram os frutos.
Os materiais foram as embalagens, cola, tesoura, jornal, ramos de árvore, caixa de fruta e tinta.
Os intervenientes foram as crianças da sala 1 do Jardim de Infância de Gouveia, educadora e assistente operacional.