Trabalhos 2016
Escola EB1/JI Nº5 do Barreiro (Barreiro)
Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Turma do 2ºA EB1/JI Nº 5 do Barreiro____________________________________________________________________________
A turma do 2º A da EB1/JI Nº 5 do Barreiro, pesquisou sobre a origem da laranja, que foi o fruto escolhido pela turma.
Os alunos e encarregados de educação envolveram-se na construção do fruto escolhido pelos alunos, ao qual trouxeram para a sala de aula embalagens da COMPAL.
Seguidamente as embalagens foram cortadas pelos alunos e agrafadas umas às outras. O fruto foi ganhando forma e foram feitas as folhas com cartão, embalagens da COMPAL e rolhinhas.
O fruto foi crescendo e as embalagens transformaram-se numa Laranja.
A LARANJA
A laranja é uma fruta cítrica produzida pela árvore frutífera do género Citrus, que é parte da família Rutaceae. Esta espécie de árvore é de médio porte, podendo atingir até 10 metros de altura. Possui o tronco com casca castanho acinzentado e copa densa de formato arredondado. As suas folhas são verde escuro brilhante, coriáceas, dispostas em espiral sobre os ramos. As flores são brancas, muito perfumadas e atrativas para abelhas.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Gênero: Citrus
Espécie: Citrus x sinensis
O fruto híbrido possui formato oval, coloração alaranjada e sua polpa é geralmente formada por vários segmentos (gomos) cheios de suco, que contém muita vitamina C, flavonóides e óleos essenciais. Dentro de cada segmento da laranja, há sementes. Os segmentos e as cascas são separados por material fibroso branco, de dimensão variável, raramente consumido.
As laranjas são uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.
Hoje em dia, muitas pessoas não deixam de colocar a laranja em suas dietas diariamente, por ser uma fonte barata de vitamina C, que é uma vitamina essencial para o organismo. Pelo fato dos seres humanos não produzi-la é de fundamental importância consumi-las (Vitamina C ajuda o corpo a crescer, curar feridas e combater as infecções).
Acredita-se que a laranjeira é nativa originalmente do Vietnã, Índia e sul da China. Atualmente ela é cultivada em áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, que juntos representam grande parte da produção mundial. Em cada região há muitas variedades diferentes de laranja, que diferem principalmente pelo sabor que varia do doce ao amargo. São utilizadas e consumidas de diversas formas. A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo. É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.
É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.
A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira.
Valor Nutricional
• Cada 100 gramas de laranja (Citrus x sinensis) contém:
o Calorias - 65kcal
o Proteínas - 0,6g
o Gorduras - 1g
o Vitamina A - 195 U.l.
o Vitamina B1 (Tiamina) - 135 µg
o Vitamina B2 (Riboflavina) - 150 µg
o Vitamina B3 (Niacina) - 0,25 mg
o Vitamina C (Ácido ascórbico) - 48 mg
o Cálcio - 45 mg
o Potássio - 36 mg
o Fósforo - 21 mg
o Sódio - 13 mg
o Enxofre - 11 mg
o Magnésio - 8 mg
o Fonte de vitamina C
A Professora
Sandra Loução