Trabalhos 2016

Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Fotografia nº1 - Revestimento do balão com sucessivas camadas de jornal e cola branca.
Fotografia nº2 - Separação das camadas de cada embalagem, corte e colagem da camada mais externa.
Fotografia nº3 - Separação das camadas de cada embalagem, corte e colagem da camada mais externa.
Fotografia nº4 - Separação das camadas de cada embalagem, corte e colagem da camada mais externa.
Fotografia nº5 - Produto final.
Fotografia nº6 - Produto final.

Memória Descritiva:

“Cria uma fruta, colhe os prémios”, é um dos vários projetos que o Programa Eco-Escolas propõe para este ano letivo, promovido em parceria com a Compal e a TETRA PAK.
A participação no projeto começou quando o desafio foi lançado a um pequeno grupo de alunos que fazem parte do Clube de Ciências da Escola Secundária de Vila Verde (ESVV).
Depois de analisado o regulamento do concurso, foi necessário decidir qual ou quais os frutos a criar. Por votação, e tendo como justificação os sumos preferidos dos alunos participantes, foi selecionada a pera rocha. No entanto, ficou combinado que, caso houvesse tempo, poderia ainda ser criado um outro fruto – a ameixa (sugestão que foi colocada de parte, dada a manifesta falta de tempo).
Depois de escolher o fruto que seria criado, foi necessário projetar a sua construção: levantamento dos prazos a observar, definição e distribuição de tarefas, pesquisa dos materiais a utilizar e apuramento de eventuais despesas.
Apesar do projeto ainda não estar completamente “desenhado”, já se tinha uma certeza: seria necessário desenvolver uma “campanha” de recolha de embalagens de sumo da marca Compal. Rapidamente se conseguiu “colecionar” uma boa quantidade de embalagens vazias que foram sendo armazenadas num laboratório da escola.
Como dar forma ao fruto? Esta foi uma questão bem trabalhada... O grupo lembrou-se, então, de utilizar balões. Encheram-se vários e selecionou-se aquele que teria uma forma mais aproximada de pera. O passo seguinte seria tornar a forma rígida. Esta foi a etapa mais demorada porque, durante algumas semanas (os encontros eram semanais, à terça feira, e de apenas 45 minutos), foram sendo colocadas sucessivas camadas de pedaços de jornal (destinado à reciclagem) e cola branca – fotografia 1.
Quando se sentiu que a estrutura já estava estável, preparou-se o revestimento com as embalagens da Compal. Levantou-se, a este propósito, uma outra questão: a espessura das embalagens não facilitava a colagem e alterava as curvas da forma. Surgiu, então, a ideia de separar as camadas da embalagem e utilizar apenas a mais externa. Nas etapas seguintes procedeu-se, pois, ao corte e colagem da camada mais externa da embalagem – fotografias 2, 3 e 4.
Por último, decidiu-se completar a pera com um pequeno caule e uma folha. Para o caule dobrou-se várias vezes, e de forma muito apertada, uma porção da embalagem. Já para a folha, o grupo decidiu recortar manchas verdes de várias embalagens e colar para dar uma tonalidade verde. Foi ainda necessário proceder à elaboração do pecíolo a partir de um rolo feito no mesmo material.
A pera elaborada tem as seguintes dimensões: altura - 40 cm; largura máxima - 23 cm - fotografias 5 e 6.
Descrição do fruto elaborado
Origem:
Podemos encontrar uma variedade Portuguesa de pera, a “Pera Rocha do Oeste”, na região Oeste, na orla marítima desde Sintra até Leiria.
No entanto, também se produz Pera Rocha, embora em menores quantidades, no Alentejo (Ferreira do Alentejo e Elvas), Trás-os-Montes (Carrazeda de Anciães), Minho (Braga) e Beira Interior (Lamego, Guarda, Manteigas, Covilhã, Belmonte e Fundão).
Modo de produção:
As árvores de pera rocha podem ser comercializadas de duas formas:
• em raíz - devem ser plantadas no Outono ou na Primavera, quando as árvores estão no seu período de dormência;
• em vaso - qualquer altura do ano, mas deve-se evitar, em regra, plantar em períodos demasiado quentes e secos.
Deve-se ter em conta, o facto de ser um fruto que necessita de um local quente de protegido de ventos fortes. Há, também, que evitar zonas com maior propensão à formação de geada.
Para assegurar o bom crescimento da árvore e o respetivo apoio, quando é mais jovem, é aconselhável o uso de estacas.
Características:
A epiderme apresenta uma cor amarelo clara, por vezes com uma mancha tenuemente rosada do lado do sol, com pigmentações muito características.
A polpa é de cor branca, macia, granulosa, doce, não ácida e muito sumarenta.
A forma é variável mas predomina a forma redonda ovada.
Benefícios nutricionais:
A pera é um fruto possui:
• Fibras – que facilitam a digestão e evitam prisão de ventre;
• Vitamina A - importante para a manutenção da boa visão;
• Vitamina C – antioxidante;
• Potássio - fornece energia e atua na contração muscular;
• Fósforo – fortalece os neurónios e batimentos cardíacos;
• Ferro – importante papel na formação da hemoglobina combatendo a anemia;
• Cálcio - ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão;
• Magnésio - também atua na hipertensão, e
• Enxofre - aumenta a resistência contra bactérias e protege a pele graças à elastina.
Fontes de informação:
http://www.perarocha.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=fbc7d132-7aa2-4b33-bc19-b7d40f286e87&m=b31
http://www.codimaco.pt/
http://ptqc.drapc.min-agricultura.pt/documentos/pera_rocha_oeste.htm
http://www.alimentacao-saudavel.com/os-beneficios-do-consumo-da-pera/