Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Trabalho final - cacho de uvas.
As uvas a serem finalizadas.
As dimensões do trabalho são 50 por 60 aproximadamente.
A marca da gestão florestal responsável (FSC) e a Compal assume o compromisso de contribuir para o ambiente mais sustentável.
Colocou-se o molde na embalagem já lavada, os alunos traçaram os lados do pentágono e procederam ao recorte.
Construção da uva.

Memória Descritiva:

"A qualidade das inúmeras castas de uvas nativas portuguesas é o principal trunfo do país".
ESCOLA B. 2,3 Padre Abílio Mendes – BARREIRO
ANO/TURMA: Unidade Multideficiência (2º Ciclo)
PROFªs.: Lurdes Monteiro, Susana Castim e Ana Rosado
MEMÓRIA DESCRITIVA
Tendo sido o Barreiro uma zona rica em vinhas, tal como aparece no brasão da cidade, decidimos para o trabalho a concurso construir um cacho de uvas.
O fim do verão e o início do outono é sinónimo de colheitas e em Portugal abre-se a época das vindimas: as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras.
Não se sabe ao certo quantas castas de uvas existem em Portugal, mas só na região do Douro são pelo menos 280 castas autóctones. Algumas castas são comuns em todo o território sendo outras mais específicas de algumas regiões (Minho, Bairrada, Douro, Alentejo, ilha da Madeira).
As uvas são um alimento importante numa dieta saudável: energético pelo teor em açúcares, grande concentração em vitaminas A, B1, B2, B3, B4, B6, B9, C e carotenos (na uva tinta), e ainda ricas em antioxidante, fibras e minerais, como o potássio, o ferro, o cálcio, o fósforo e o magnésio. Previne as doenças do coração, o endurecimento das artérias (arteriosclerose), baixa o mau colesterol (LDL) e eleva o bom colesterol (HDL).
Na escola os alunos tiveram oportunidade de elaborar sumos naturais para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Quando não é possível comer fruta natural, deve-se substituir por um bom sumo de fruto, como é o caso da Compal.
Como as embalagens podem ser reutilizadas, dando um novo uso e funcionalidade demonstrando que a sustentabilidade dos recursos passa necessariamente pela combinação de vários fatores, nomeadamente a educação e a consciencialização ambiental por parte de todos nós comunidade educativa.
A primeira fase de organização deste trabalho compreendeu a recolha de toda a informação necessária para o desenvolvimento criativo do trabalho e sensibilização no que respeita à atitude a ter perante a Natureza, tendo como base a reutilização de materiais (embalagens Tetra Pak, fio e cola quente).
Tendo em conta uma postura mais sustentável e ecologicamente correta, tentamos no processo criativo, utilizar o menor número possível de materiais.
Recolhemos as embalagens presentes no ecoponto amarelo, existente no bar no final dos intervalos, lavamos as embalagens e com um molde de cartão (pentágono) selecionámos e marcamos as áreas a cortar, recortamos os pentágonos para posteriormente os colarmos com cola quente.
Assim conseguimos explorar a área da matemática (polígonos e sólidos), as ciências naturais e educação para a cidadania.
Os alunos mostraram-se sempre muito cooperantes e realizaram algumas tarefas com a ajuda do adulto, visto serem crianças com algumas limitações.
Neste projeto podemos colaborar com as assistentes operacionais, os encarregados de educação e com a direção da escola.
Apenas utilizamos um pequeno fio para pendurar, cola quente para unir as diferentes peças e muitos Tetra Paks da marca Compal, chamámos a atenção aos alunos sobre o símbolo FSC e explicámos o seu significado.
Escola E.B. 2,3 Padre Abílio Mendes
Agrupamento de escolas Augusto Cabrita - Barreiro, 21 abril 2016
Programa Eco-escolas