Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
“MEMÓRIA DESCRITIVA”Trabalho realizado pelos alunos da Turma 6.º3
Disciplina de Educação Tecnológica
Professor: Camilo Rodrigues
Em mais uma das atividades dinamizadas pelo Programa Eco-Escolas surgiu o passatempo “Cria uma fruta, colhe os prémios.” promovido pela Sumol + Compal e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que decidimos abraçar como mais um meio de induzir na comunidade escolar hábitos e estilos de vida saudáveis, o consumo de sumos com alta percentagem de sumo natural e também a importância da reciclagem cada vez mais essencial no mundo atual que vivemos. Este projeto foi realizado em parceria com a disciplina de Educação Tecnológica respeitando o programa da mesma.
Objetivos:
O objectivo deste trabalho, respeitando o regulamento realizado pelos promotores, foi a criação de uma peça de fruta utilizando embalagens de cartão da Tetra Pak da Compal indo ao encontro dos objetivos lançados a concurso.
Processo de Construção:
Iniciamos com a realização de uma campanha de reciclagem de embalagens da Compal, onde envolvemos toda a comunidade escolar na recolha e tratamento das mesmas. De seguida, e dando asas à imaginação, todos os alunos fizeram os primeiros desenhos de estudo, onde cada um inventava um fruto e descrevia a sua origem: e assim encontramos o ponto de partida.
Fizemos uma recolha de alguns materiais naturais (pedras, paus, frutos) com potencialidades artísticas e conjugamos de forma a encontrarmos a melhor base do nosso trabalho.
Após vários projetos decidimo-nos por forrar uma cabaça, fruto de uma planta trepadeira tradicional da nossa cultura e por esta ser utilizada à dezenas de anos como cantil para matar a sede dos trabalhadores. Uma das suas vantagens é que é de fácil obtenção e baixo custo. .
Descrição do Fruto:
O fruto que apresentamos é uma “Compera”:
A Compera é uma das mais importantes frutas da nossa região, com origem nas margens do rio Douro, tendo sido espalhada por toda a sua extensão pelos milhares de trabalhadores que ao longo dos anos trabalharam nas encostas ingremes destas margens e que fez delas uma das mais belas paisagens do mundo.
A planta nasce nas areias das margens do rio e no seu processo de crescimento trepa pelas encostas, socalcos, paredes de xisto até aos locais mais soalheiros onde o seu fruto amadurece. O fruto é de casca dura com uma cobertura em forma de escamas com propriedades que a protegem dos efeitos do ambiente externo, que evita a entrada de luz mantendo a sua polpa sempre fresca. Este fruto desenvolveu esta cobertura pois alimenta-se dos mesmos nutrientes que as variadas espécies de peixes existentes no rio.
A sua polpa é deliciosa, sumarenta e doce, com uma textura suave e fresca, pouco granulada, de aroma intenso sendo referida por quem mata a sede como a “dávida dos Deuses”.
A Compera para além da sua generosidade natural de crescer indo ao encontro dos que delas necessitam tem muitos benefícios para a saúde, tais como a redução do risco de desenvolver várias doenças graças à contribuição dos ácidos gordos ômega 3. É rica em Vitaminas, Proteínas e Minerais. O seu principal benefício é a diminuição da fadiga, seguindo-se a diminuição da depressão, obesidade, problemas respiratórios, combate o excesso de álcool e previne de doenças cardíacas.