Trabalhos 2016

Colégio João de Barros (Pombal)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

6. Trabalho final e alguns dos alunos que auxiliaram na sua execução.

Memória Descritiva:

Numa primeira fase do trabalho, na sala de Educação Visual - no clube de artes, os alunos trocaram ideias, distribuíram tarefas de grupo e ajudaram-se mutuamente na planificação das formas idealizadas, de acordo com o projeto proposto (criação de frutos ex: maçã, abacaxi,…). Fizeram esboços em suporte de papel, adaptando a escala de representação mais adequada para maior impacto visual. Posteriormente, com a orientação das professoras de Educação Visual, criaram estruturas a partir de rolos de cartão, caixas de cartão e de embalagens da Tetra Pak, abertas e cortadas em tiras. Deste modo surgiram variados frutos, com diferentes tamanhos. Todas as peças foram unidas com cola quente e/ou agrafos, surgindo, assim, vários frutos. Posteriormente pintaram-se as peças com tintas de água aquosa e foram unidas mais uma vez com cola quente, com o auxílio das professoras de Educação visual, que ajudaram a dar forma ao projeto dos alunos. Todo o processo de construção dos frutos decorreu durante o tempo do clube de artes e em alguns momentos de tempos livres no horário das professoras e dos alunos, aquando da solicitação dos mesmos. As professoras orientadoras de Educação Visual estiveram sempre presentes para coordenar o projeto e estimular o trabalho, por parte dos alunos intervenientes. Por fim fez-se a seleção de um fruto através de votação, por parte dos alunos.
A professora Cláudia Ferreira, coordenadora do Projeto Eco-Escolas, foi acompanhando o trabalho através do contacto com as professoras de Educação Visual, e serviu de intermediária na atualização das informações respeitantes ao concurso, bem como aos contactos efetuados entre as entidades responsáveis. Constatou-se uma adesão positiva ao concurso por parte dos alunos, disponibilizando-se em arranjar as embalagens solicitadas e/ou outros materiais secundários e trabalharam sempre em equipa, com espírito crítico e criativo. Pôde concluir-se que o projeto desenvolvido teve um impacto positivo na educação cívica dos alunos, uma vez que estimulou a consciencialização dos mesmos para a temática da reciclagem, bem como a separação dos resíduos nos locais apropriados.
O fruto selecionado foi executado por 4 alunas do 8ºano da Turma A (Inês Bastos - 13 anos; Filipa Antunes - 14 anos; Filipa Neto - 14 anos e Márcia Gonçalves - 13 anos).