Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira de Tramagal (Abrantes)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

As nossas cerejas feitas a partir da tampa dos sumos, cada uma com o pé feito de tiras torcidas dos pacotes Tetra Pak.
Uma caixa de cerejas e uma caixa com um frasco de compota, pastel e Compal de cereja, acompanhado por flores de cerejeira feitas a partir de pacotes Tetra Pak.
Outra perspetiva do nosso trabalho.
Mais pormenores do nosso trabalho.
Pormenor dos símbolos FSC e Tetra Pak numa das caixas.

Memória Descritiva:

ESCOLA OCTÁVIO DUARTE FERREIRA-TRAMAGAL
Memória Descritiva
1 – INTRODUÇÃO
A presente memória descritiva refere-se ao projeto de construção de frutas, atividade integrada no passatempo "Cria uma fruta, colhe os prémios" promovido pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.
O principal objetivo da atividade era construir frutas originais com embalagens da Tetra Pak em que estivesse incluído o selo FSC, conforme o regulamentado no passatempo.
Depois de nos termos debruçado sobre o regulamento do passatempo, e como elementos do conselho Eco Escolas, reconhecemos a sua grande pertinência e capacidade mobilizadora. Trata-se de uma iniciativa que dá um contributo para a consciencialização das crianças e jovens para a temática ambiente e para a sua preservação, bem como para a importância de se comer regularmente fruta, ao mesmo tempo que os poria a trabalhar na seleção de materiais e no desenvolvimento do trabalho, qualquer aluno que revelasse interesse podia participar, independentemente do nível de ensino a que pertence. Foi decidido que este trabalho seria desenvolvido em parceria com a biblioteca escolar, dado que no ano anterior tenha sido essa a escolha e como o resultado foi bastante satisfatório, determinámos repetir a experiência.
Com a divulgação do tema, desde logo surgiu a ideia de se fazer cerejas. E isto porque todos os anos o nosso estabelecimento de ensino é visitado, várias semanas seguidas, por um vendedor de cerejas que vem da Beira Baixa, fazendo com que seja tradição caixas de cerejas espalhadas pela nossa escola à espera de acompanhar, no final do dia, professores e funcionários para suas casas. Verificou-se um envolvimento de alunos, professores e funcionários que contribuíram com ideias e que revelaram dedicação no desenvolvimento do trabalho. Foi bastante curioso o entusiasmo que a atividade despertou, cada elemento que participava estava sempre com vontade de fazer um pouco mais e, no decorrer da mesma, toda a comunidade tinha ansiedade para ver o resultado final.
Foi feita uma sensibilização para os símbolos presentes nas embalagens, para a grande variedade de informação que é fornecida num pacote/frasco de sumo, para os nutrientes presentes na cereja, benefícios que a ingestão de fruta pode trazer, etc… o que serviu para uma atividade pedagógica que não seguisse os tradicionais modelos de sala de aula.
2. ALUNOS INTERVENIENTES
Estiveram envolvidos alunos do segundo e terceiro ciclo, níveis de ensino lecionados na escola que aproveitaram os tempos livres para a construção das duas caixas de frutas.
3. DESCRIÇÃO DO TRABALHO
3.1. Ideia Inicial
A ideia inicial era recriar uma das caixas de cerejas que costumam aparecer na nossa escola, a partir do mês de maio. Depois surgiu a ideia de se fazer outra caixa com elementos produzidos a partir da cereja: pastel de cereja, compota de cereja e porque não adicionar um verdadeiro compal de cereja, edição limitada, que surgiu este ano, pela primeira vez, com a descrição nutricional do produto. Para completar o arranjo, não foi esquecido um ramo de flores de cerejeira, cor de rosa, a acompanhar as caixas.
3.2. Materiais utilizados
Para a realização deste trabalho foram utilizadas praticamente apenas embalagens da Compal com as respetivas tampas, recolhidas essencialmente na escola, pelos alunos, funcionários e professores, incutindo-lhes práticas de reciclagem e ao mesmo tempo sensibilizando-os para o significado dos símbolos Tetra Pak e FSC. As embalagens de sumo constituíram assim a maior parte dos materiais utilizados, sendo aproveitadas outras apenas para se retirar letras dos respetivos pacotes. Ambas as caixas foram revestidas com os pacotes da Compal, com a parte prateada virada para o exterior. As cerejas foram feitas a partir das tampas dos sumos da Compal, enquanto os pés das cerejas foram feitas a partir de tiras torcidas desses mesmos pacotes. As folhas foram cortadas a partir dos pacotes da Compal, de sabores variados. As fores de cerejeira foram feitas também a partir de pacotes, bem como o revestimento do arame.
Na caixa com os elementos produzidos a partir da cereja, as palhinhas que estão no fundo da caixa foram feitas a partir de pequenas tiras de pacotes torcidas, de modo a ver-se o prateado que se encontra no interior dos pacotes Tetra Pak e as imagens de cerejas foram retiradas dos pacotes de Compal de cereja.
Foram utilizados também outros materiais como: caixas de madeira, arame, frasco vidro, compal de vidro de cereja e cola quente.
4. METODOLOGIA DE TRABALHO:
4.1. Método de Resolução de Problemas
Como metodologia de trabalho, procurou-se ir resolvendo os problemas seguido a técnica de, perante um dado desafio/problema inicial, proceder-se a um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção considerando o aspecto visual, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar. Fizeram-se algumas pesquisas e foi mostrado aos alunos o tipo de embalagens a procurar tendo em conta os critérios regulamentados no passatempo, sensibilizando-os para as características únicas das embalagens Tetra Pak.
4.2. Recolha de embalagens
A recolha seletiva foi feita no bar da escola, havendo a preocupação de separar as dos sumos Compal e respetivas tampas, procedendo-se de seguida à sua lavagem e armazenamento.
4.3. Organização do trabalho
Após terem sido definidas as linhas gerais foi fácil a concretização do projeto. As ideias acabaram por fluir com facilidade e naturalidade e ficamos muito orgulhosos com o resultado final, fruto da dedicação e gosto dos vários elementos que participaram na sua elaboração.
5. Considerações Finais
Feita a avaliação final, entendemos que esta atividade se revelou profícua no sentido em que se deu ênfase às questões ambientais e à importância que a reciclagem deve ter para todos nós. Cumpriu o objetivo de chamar a atenção para a importância de depósito das embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak, nomeadamente as utilizadas pela marca Compal. Mas o mais relevante é o trabalho desenvolvido, sem a participação dos elementos que fazem parte da biblioteca, dos professores e alunos, nada disto seria possível. Sempre que os alunos se envolvam e recebam as mensagens que estão associadas a uma atividade faz com que a participação valha a pena.
Professoras
Alice Rolo
Leonor Aivado
Teresa Mendes