Trabalhos 2016
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Sede) (Aveiro)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
O ananás, como todos os outros frutos, é saudável mas por ter características diferentes de muitos outros, além do sabor, o escolhemos.O ananás já era cultivado pelos indígenas em extensas regiões do Novo Mundo antes da sua descoberta pelos europeus. Originário da América tropical e subtropical (da região centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai).
Os portugueses introduziram a fruta na Índia em 1550. A planta foi trazida para Europa pelos Holandeses.
O ananás é um fruto muito agradável ao gosto para muitos, mas, para além disso, quem o come fica mais protegido com a ajuda da sua ação anti-inflamatória e antioxidante. A qualidade nutritiva deste fruto está diretamente relacionada com as suas características físicas externas tais como a coloração da casca, tamanho e forma do fruto. Por outro lado, as suas propriedades internas conferem-lhe um conjunto de constituintes físico-químicos e químicos da polpa, responsáveis pelo sabor, aroma e valor nutritivo.
O ananás também ajuda a digestão, pelo que se diz que se deve comer uma fatia no final da refeição. Isso deve-se ao facto de que este possui uma enzima denominada bromelaína que facilita o processo digestivo tal como atua como anti-inflamatório. Este fruto tem vitaminas A e B1, também possuí vitamina E que lhe dá uma ação antioxidante que ajuda a proteger as células e tecidos de danos e agressões externas. É rico em fibras dietéticas e sais minerais tais como fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio.
Escolhido o fruto passamos à parte de construção do projeto, onde, definimos os materiais a utilizar para a sua execução.
Os materiais utilizados foram rede de “galinheiro”, papel de embrulho, cola quente e embalagens da Tetra Pak de um litro utilizadas pela marca Compal, conforme o indicado no desafio.
Procedimentos na execução do projeto:
1. Começamos por recolher com a ajuda da turma, os pacotes de Compal de 1 litro. Abrimos e limpamos os pacotes para os poder usar;
2. Construímos a forma do corpo do ananás em rede de “galinheiro”, que tínhamos na escola;
3. Forramos com papel de modo a obter uma superfície favorável à colagem do Tetra Pak;
4. Fizemos um molde de hexágono para simular as “escamas” do ananás;
4. Recortamos as embalagens do Compal com a forma do molde escolhido;
5. Colamos com cola quente os hexágonos à estrutura de suporte do ananás;
6. Fizemos a rama, cortando tiras de embalagens de Compal para dar o efeito de folhas;
7. Unimos as diversas tiras com cola quente e colámos ao suporte do ananás;
8. Para finalizar, demos alguns retoques ao trabalho e fotografámos para o posterior envio.
Intervenientes:
João Francisco Godinho Cajeira, nº13 8ºD
João Pedro Silva Festas, nº17 8ºD
José Miguel Pinho Leite, nº19 8ºD
Maria Marta Almeida Cabral, nº25 8ºD
Escola Dr. Mário Sacramento
Ano Letivo 2015/2016
Professora: Graça Estanislau