Trabalhos 2016
EB 2,3 da Cruz de Pau (Seixal)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Foram realizados pesquisa e estudos de frutos.A fruta escolhida foi a physalis. É considerada fruta exótica.
É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geleias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. É conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol, combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. Controla o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e ataca alergias. A physalis também é utilizada como tira-gosto em degustações de vinho, antiviral contra os vírus da gripe e herpes. São corantes naturais capazes de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer.
Para construir o fruto foi realizado:
- seleção das turmas a trabalhar;
- a recolha de embalagens;
- lavagem de embalagens;
- secagem das embalagens;
- interdisciplinaridade com Mat, CN, EV,ET, Port…….etc
Utilizou-se cerca de 30 embalagens pequenas para a composição de elementos geométricos/passagem do circulo (representação bidimensional) para uma esfera (representação do fruto através de 60 pentágonos e cerca de 10 losangos.
Anexação dos elementos através de agrafos, 5 x Pentágonos
Para composição da capsula do fruto, elemento característico deste (10 folhas) foram usadas 10 embalagens grandes e 5 pequenas com recurso a forma específica.
Aproximação da “escultura” ao formato através de uma ligeira aplicação de tinta de água a ar comprimido e posteriormente finalizado com lata de tinta de spray.
Para a recolha de embalagens, estudos preliminares, identificação/escolha do fruto e composição da escultura, participaram os alunos do 5ºE,5ºF,5ºG, 6ºA,6ºC e 6ºH.