Trabalhos 2016

Jardim de Infância Fornelo - Avessadas (Marco de Canaveses)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

1- Amachucar jornal para formar as bolas.JPG
2- Rasgar tiras de jornal.JPG
3- Cortar pedaçinhos das embalagens da compal.JPG
4- Colar tiras de jornal, para dar forma ao fruto.JPG
5- Grande grupo com o trabalho final.JPG
6- Pormenor Tetra Pak e FSC.JPG

Memória Descritiva:

Memória descritiva do nosso trabalho:
Em grande grupo, foi apresentada a proposta e decidido que o fruto a construir seria uma pêra.
Os materiais utilizados foram o jornal, cola branca e embalagens da Compal.
Fizemos bolas de tamanhos diferentes em jornal amachucado e colámos com cola branca.
De seguida, moldamos as bolas em forma de pêra.
Cortámos as embalagens da Compal em bocadinhos e colámos na pêra.
Para finalizar o trabalho, colocámos as folhas do fruto.
Este trabalho contou com a colaboração de todas as crianças do JI, sala 1 e 2, a Assistente Operacional e as Educadoras
A pêra é um fruto gostoso, sumarento e é utilizado muitas vezes na sobremesa e lanches no nosso JI, daí que foi um dos motivos da nossa escolha.
A origem da pêra rocha, segundo consta é Portuguesa, da zona de Sintra, sendo cultivada por todo o país, tem mais expressão na zona Oeste de Portugal. Além de servir para comer fresca utiliza-se também em sumos e compotas…
Produz-se em pomares
Características e propriedades nutricionais:
Ela é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam prisão de ventre. Possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e atua na contração muscular, fósforo, fortalecendo os neurónios e batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também atuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina.
Avessadas e Rosém 27-04-2016
A educadora coordenadora do projecto
Clarisse Simões Vieira de Sousa