Trabalhos 2016
EB de Lopas (Sintra)
Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Iniciou-se o processo, fazendo a escolha da turma da escola que iria participar nesta iniciativa. Coube ao 3.º EL que tem 26 alunos, a realização do fruto, havendo a disponibilidade de colaboração da respectiva professora titular de turma e do professor de Expressão Plástica. De seguida, as regras do concurso foram projetadas na turma, explicadas e, a partir delas, criou-se, no Word, um folheto informativo que os alunos levaram às famílias, sendo estas também convidadas a colaborarem com a entrega de pacotes da Compal. Na turma, foi votado um fruto, de entre seis escolhidos, apurando-se o morango. Os alunos, em grupos, procederam à lavagem dos pacotes, ao seu recorte e organização de pedaços por cores (vermelho e verde) e também por símbolos (Compal, Tetra Pak e FSC®) . Procurou-se informação, na internet, sobre o significado dos mesmos símbolos. Também se procurou um molde do morando. Estas pesquisas foram realizadas em grupos de trabalho orientados por ambos os professores. A imagem do molde foi ampliada para poster, num site online, ocupando vinte páginas A4 que se imprimiram. Estas formam montadas e coladas pelos alunos. Esta imagem, no fim de recortado, serviu de base à colagem dos pedaços coloridos dos pacotes. No fim dos alunos terem revestido todo o molde, procedeu-se à montagem do morango em 3D. No final, colaram-se mais uns pedaços para tapar espaços que abriram, tendo a preocupação de se visualizarem os símbolos da Tetra Pak, da FSC® e da Compal.Os materiais usados neste trabalho foram embalagens da Compal, cola e papel de máquina.
Por fim, os alunos pesquisaram quais os benefícios do morango para a saúde, nomeadamente a sua importância no reforço da imunidade, combatendo infeções, na estimulação do cérebro, no combate ao colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento do intestino, … Verificaram que o valor energético de 100 gramas de morangos é baixo, 39 calorias.
Os alunos participaram entusiasticamente, mostrando sempre muito interesse, manifestando opiniões e apresentando sugestões, quer antes do início da construção, quer durante o processo de construção do fruto. Ficaram sensibilizados para a reutilização e compreenderam a importância da utilização destas embalagens nos produtos que consumimos para a defesa do ambiente.
O fruto foi exposto à comunidade educativa no espaço polivalente da escola e através da publicação no site da escola.