Trabalhos 2016

EB 2,3 João Franco (ex Agrupamento de Escolas João Franco do Fundão) (Fundão)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Alunos da turma do 7º C e as professoras Lúcia Lã e Isabel Ferreira, com o ananás criado a partir de embalagens Compal e Tetra Pack.
Os copinhos em origami apresentam os símbolos Tetra Pack e FSC que fazem parte do fruto (ananás).
Recorte dos quadrados das embalagens para dobragem dos copinhos em origami.
Colagem dos copinhos na estrutura do fruto.
Detalhe de elemento onde é visível a utilização das embalagens da Compal nos copinhos em origami.
Fase final do fruto criado- ANANÁS

Memória Descritiva:

“CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS”
O passatempo “CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS”, ação promovida pela Compal, pela TETRA PAK em parceria com o Programa Eco-Escolas foi apresentada à turma do 7ºC da Escola João Franco do Fundão, que aderiu com entusiasmo a esta atividade.
Após estudos feitos sobre o benefício da fruta, a turma decidiu criar um ananás, uma vez, que apresenta os seguintes benefícios nutricionais:
O fruto é rico em vitaminas C e E que lhe conferem uma ação antioxidante, com efeitos sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de algumas doenças. Para além disso, é uma fonte importante de vitaminas do tipo A e B, que protegem e regulam o organismo.
Tem um poder refrescante, e é rico em fibras e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio).
Escolhido o fruto realizaram-se as seguintes etapas:
1º recolha de embalagens pelos alunos, professores e encarregados de educação, com os símbolos da Tetra Pack e FSC;
2º construção da estrutura, feita com jornais, ligados por fita cola, para suporte do fruto. 3º cortar quadrados nas embalagens para posteriormente fazer as dobragens, formando copinhos em origami, por forma a dar a ilusão da textura irregular do fruto;
4º colagem dos copinhos em origami na estrutura feita com o jornal;
5º colocação da folhagem, feita com as embalagens da Tetra Pack, do respetivo fruto.
Todos os elementos da turma participaram nas diversas etapas de criação do fruto.
Os alunos foram coordenados pela professora de Educação Visual, Lúcia Lã, tendo também beneficiado da colaboração da professora de Geografia, Isabel Ferreira.