Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Dr. Alberto Iria (Olhão)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Construção dos frutos - 1ª fase - trabalho de pares
Construção de frutos - 2ª fase - aperfeiçoamento de alguns frutos pela turma
A nossa composição de frutos e o cartaz
Detalhe da maçã
Detalhe do ananás
Alguns elementos da turma com os frutos

Memória Descritiva:

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma D do 7º ano da Escola EB2,3 Dr. Alberto Iria. As atividades desenvolveram-se em aulas de Físico-Química sob orientação da professora Ema Salero e integradas no tema Materiais.
As fases do projeto incidiram na sensibilização para a correta deposição das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo e para a reutilização de materiais. Aproveitando um projeto de separação de resíduos desenvolvido na escola os alunos colocaram um ecobag para deposição de embalagens da Compal que posteriormente utilizaram na execução do trabalho.
Cada par de alunos construiu uma fruta diferente e elaborou um cartão de identificação da fruta com imagem e informação sobre a sua origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais.
Para a construção das frutas os alunos utilizaram essencialmente embalagens de sumo da compal e outros materiais como: jornais e papel de alumínio para moldar os frutos e colas. No caso específico da pêra também utilizaram fita cola. Em relação às embalagens utilizaram a parte interior, o exterior, bem como separaram estas partes para realçar alguns pormenores utilizando a cor do cartão.
Após a conclusão das frutas os alunos elegeram as cinco melhores que seriam apresentadas a concurso (composição de frutos: pêra, banana, romã, ananás e maçã) e elaboraram um cartaz de apelo ao consumo de fruta.
O cartaz e a cesta de frutas serão expostos no refeitório escolar de forma a sensibilizar os alunos para a reutilização de materiais e para a importância de consumirmos regularmente fruta.
Em baixo encontra-se a informação sobre os frutos:
Pêra
Origem: Europa e Ásia
Modo de produção: Sistemas de agricultura sustentável (agricultura biológica, protecção e produção integrada)
Características: A pêra é um fruto muito nutritivo de sabor adocicado. Possui uma casca fina que pode ser, de acordo com a espécie, de cor amarela, verde ou vermelha. A polpa também varia de acordo com a variedade, podendo ser macia, dura ou granulosa.
Benefícios nutricionais: Possui quantidades consideráveis de vitaminas B1, B2 e niacina ou B3. Contém ainda vitaminas A e C e sais minerais como: sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.
Banana
Origem: Ásia
Modo de produção: Existem dois sistemas de produção, conforme se pretendam colheitas sazonais ou ao longo de todo o ano. Embora já exista alguma produção recorrendo à agricultura biológica, na maioria das plantações são utilizados pesticidas para combater as pragas a que este fruto está sujeito.
Características: Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce. Quando estão maduras a sua casca deixa de ser verde e fica amarela. O seu formato é alongado, podendo, contudo, variar muito na sua forma dependendo das variedades de cultivo.
Benefícios nutricionais: Fonte apreciável de vitaminas A e C, fibras e potássio.
Romã
Origem: Próximo Oriente, Pérsia/Irão
Modo de produção: Sistemas de agricultura sustentável (agricultura biológica, proteção e produção integrada)
Características: Existem dois tipos de romãs. A romã amarela possui uma grande quantidade de sementes e um pequeno mesocarpo (parte carnosa). Já a vermelha possui um pequeno número de sementes e uma grossa camada carnosa, sendo, portanto, o tipo mais consumido.
Benefícios nutricionais: Rica em vitaminas: tiamina, riboflavina, viacina, vitaminas B6, B9, C e em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Ananás
Origem: América tropical e subtropical
Modo de produção: No caso dos Açores continua a ser produzido em estufas de vidro, através de técnicas de cultivo tradicionais – aplicação de “fumos” e utilização de camadas quentes, à base de matéria vegetal – demorando dois anos desde a plantação à colheita.
Características: Quando maduro apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. A parte comestível é a polpa, suculenta e com grandes quantidades de água e fibras.
Benefícios nutricionais: Fonte de açúcares e ácidos orgânicos (principalmente ácido nítrico). É considerado boa fonte de vitamina A e B1 bem como razoável fonte de vitamina C.
Maçã
Origem: Países frios
Modo de produção: Sistemas de agricultura sustentável (agricultura biológica, proteção e produção integrada)
Características: A polpa da maça é branca, possuindo internamente sementes. Existem inúmeras variedades podendo ser de cor verde, vermelha, amarela, castanha assim como podem ser ácidas ou doces.
Benefícios nutricionais: Alto teor de potássio, vitamina B1, B2, viacina, além de sais minerais como o ferro e o potássio.