Trabalhos 2016

Escola EB1 do Viso (Figueira da Foz) (Figueira da Foz)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Os alunos lavaram, abriram e espalmaram as embalagens.
As embalagens foram recortadas em tiras.
Entrelaçaram-se as tiras, procurando dar a forma ao fruto.
Destacaram-se simbolos FSC nos figos.
Colaram-se simbolos Tetra Pak nos figos.
Composição de um figo inteiro, uma metade e folhas de figueira num tabuleiro amarelo.

Memória Descritiva:

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
Escola EB1 de Viso
Memória descritiva
“Cria uma fruta, colhe os prémios”
O nosso fruto foi construído com a participação dos alunos de todas as turmas, professores e assistentes operacionais da Escola EB1 de Viso, da Figueira da Foz, bem como da ajuda de alguns encarregados de educação, nomeadamente na recolha das embalagens.
A escolha deste fruto, o figo, para o trabalho, deve-se à simbologia de que se reveste para a nossa cidade. Conta a lenda que a origem do nome Figueira da Foz provem de uma figueira que existia no cais onde os pescadores amarravam os barcos, junto à foz do rio Mondego. O brasão, é composto por oito folhas verdes de figueira que simbolizam a esperança, carregada cada uma com um figo de ouro, que simboliza nobreza e sabedoria.
Verificou-se, através de um pequeno inquérito realizado, que é uma das frutas menos consumidas pelos alunos. Assim sendo, o presente trabalho serviu também para dar a conhecer esse fruto e incentivar o seu consumo.
Iniciou-se o projeto com a recolha de embalagens tetra pak da compal e foi sugerida aos alunos uma pesquisa sobre o figo, da qual deixamos aqui algumas informações:
Origem: a figueira é uma árvore originária da região do Mediterrâneo, pelo que o figo faz parte da alimentação mediterrânea.
Modo de produção: a figueira é frequentemente propagada por estacas; algumas plantas têm flores bissexuais (órgãos femininos e masculinos na mesma inflorescência) e outras plantas têm apenas flores femininas. Na Europa, o cultivo do figo leva caprifigos (figos da planta masculina, não-comercializados) à plantação de figueiras, para que as vespas presentes nele fertilizem os figos das plantas femininas. Este processo de “reprodução” das plantas é designado como caprificação.
Existem dois tipos de figos quanto ao seu desenvolvimento fisiológico: os figos lampos, que se desenvolvem no ano anterior e amadurecem em junho ou julho, e os vindimos, que se desenvolvem no próprio ano e amadurecem em setembro ou outubro.
Os frutos secos obtêm-se por um processo de secagem caseira ou industrial, operação que requer alguns cuidados básicos (como local ao ar livre protegido da chuva e da humidade) e frutos escolhidos, bem maduros e de casca intacta. Após a secagem natural em tabuleiros de madeira, efetua-se nesta altura uma primeira escolha, que consiste na separação dos frutos conforme o seu tamanho e qualidade, retirando-se os defeituosos ou com parasitas..
Características: É um fruto carnudo e suculento, de cor branca-amarelada até roxa e que pode ser consumido fresco ou seco.
Benefícios nutricionais: é um fruto energético, rico em açúcar, fibra, ácidos orgânicos e sais minerais como o potássio, o ferro, o cálcio e o fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos; contêm uma elevada percentagem de vitaminas do complexo-B, vitamina-C e vitamina-K, que ajudam na nutrição e rejuvenescimento da pele; são ricos em antioxidantes. O figo também tem propriedades anti-inflamatórias.
Todos os elementos foram construídos com embalagens Tetra Pak da Compal com o símbolo FSC®. Utilizou-se cola, fita-cola e tinta verde, branca e amarela. Pelas diferentes turmas, os alunos cortaram tiras das embalagens Compal, optando-se pelo entrelaçar das mesmas para, desta maneira, conseguir dar uma forma arredondada ao fruto.
Criou-se uma composição com um figo inteiro, uma metade e folhas de figueira, num tabuleiro amarelo, procurando simbolizar o ecoponto amarelo, para relembrar o lugar onde devem ser colocadas as embalagens.
Este trabalho fará parte da exposição do final de ano juntamente com todos os trabalhos referentes à Eco-Escola na comemoração do Dia do Ambiente, 5 de Junho.
A Coordenadora Teresa Guedes