Trabalhos 2016

Colégio Nossa Senhora do Alto (Faro)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Salada de Fruta
Salada de Fruta
Salada de Fruta
Salada de Fruta

Memória Descritiva:

1. Motivação para a elaboração do trabalho: O Colégio de Nossa Senhora do Alto faz parte do projeto “Eco- Escolas” desde 2010 e tem sido galardoado com a Bandeira Verde como distinção das boas práticas ambientais. Fazendo o Colégio parte deste projeto, a comunidade escolar foi sensibilizada para participar no desafio “Cria uma fruta, colhe prémios”, através da professora Clélia Vieira, e a turma do 5º ano mostrou-se muito interessada e agarrou o desafio com a docente de Educação Visual/Educação Tecnológica.
Houve preocupação de criar uma maquete com frutos representados de uma forma criativa e que, enquanto personagens, eles próprios sensibilizassem para a importância do consumo diário de frutos e para a necessidade de todos termos uma alimentação saudável e equilibrada para prevenirmos doenças e crescermos fortes, saudáveis e felizes.
Os intervenientes no desafio sensibilizaram a comunidade escolar sobre a importância da deposição das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, divulgaram o significado do símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal. Envolveram toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) na recolha de embalagens que foram devidamente colocadas nos ecopontos existentes no espaço escolar, sensibilizando para deposição seletiva de resíduos, reutilização e reciclagem, incutindo assim a política dos 3R´s e contribuindo deste modo para a sustentabilidade do ambiente.
2. Origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais dos frutos: Os morangos e as cerejas fazem parte dos frutos vermelhos, alimentos muito completos e antioxidantes importantes numa alimentação equilibrada. São ricos em vitaminas e minerais importantes para o nosso desenvolvimento, tais como a vitamina A, C e B. Os morangos crescem diretamente no solo ou num sistema de hidroponia, isto é, uma técnica agrícola onde não se utiliza solo, mas apenas uma água rica em nutrientes, técnica já muito utilizada na região do Algarve
A cereja nasce em árvores, as cerejeiras que se encontram em grandes pomares, principalmente na região da Beira Interior.
O ananás é um fruto tropical, pouco comum em Portugal com exceção da ilha dos Açores, denominado de abacaxi. É um fruto rico em vitaminas e minerais, tal como o potássio tendo também propriedades descongestionantes e depurativas.
O kiwi é um fruto muito rico em fibra e em vitamina C, não sendo muito comum a sua produção no nosso país, contudo já faz parte do nosso dia a dia e na escolha da fruta a consumir.
3. Intervenientes:
Alunos do 5ºU do Colégio de Nossa Senhora do Alto: Marta Nunes; Maria Oliveira; Daniela Oliveira; Beatriz Brito, Carolina Felício, Maria Marques, Matilde Pia, Catarina Francisco, Afonso Leonardo, Carolina Rocha, Alice Mendonça e Lúcia Isabel.
Disciplinas intervenientes: Educação Visual e Educação Tecnológica
Professora orientadora: Paula Pereira
Coordenadora do Projeto: Clélia Vieira
4. Justificação das escolhas efetuadas: A ideia principal deste trabalho foi representar um grupo de frutas importantíssimo na nossa alimentação devido aos nutrientes que nos fornecem, que tivessem formas, cores e características interessantes e apelativas, numa situação de salutar convívio, ao ar livre (banco de um jardim) e que despertassem e motivassem os receptores, visualmente e através de mensagens escritas, para o bem estar que podemos obter através do consumo de fruta. Foi também uma preocupação constante a reutilização criativa de embalagens Tetra Pak Compal e outros materiais.
O trabalho selecionado para representar o nosso Colégio, bem como todos os outros que foram realizados, encontram-se expostos de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar para a reutilização de materiais e a separação dos resíduos.
5. Materiais/Ferramentas utilizadas: Na realização deste trabalho houve a preocupação constante de reutilizarmos vários materiais e de praticamente todos os elementos serem construídos com embalagens da Compal com o símbolo Tetra Pak e FSC.
• Papel de cozinha;
• Papel de jornal;
• Apontamentos de restos de tecido;
• Revistas;
• Embalagens da Compal;
• Arame;
• Rede de tecido;
• Garrafões e garrafas de plástico;
• Missangas;
• Guache de várias cores;
• Cola branca;
• Cola termofusível;
• Cola líquida;
• Tesoura;
• Xisato;
• Marcadores;
• Folhas de papel cavalinho;
• Régua e esquadro;
• Lápis de grafite;
• Borracha;
• Lápis de cor;
• Placa de esferovite reutilizada;
• Cartão de embalagens;
• Tesoura;
• Pistola de cola termofusível;
6. Técnicas aplicadas: Este trabalho contribuiu para que toda a turma aprendesse e explorasse várias técnicas de expressão plástica, designadamente:
¥ Desenho;
¥ Medições;
¥ Colagem;
¥ Dobragem e vincagem;
¥ Recorte e corte;
¥ Modelação com pasta de papel, papier machê;
¥ Moldagem;
¥ Aplicação de técnicas de pintura com guache, lápis de cor, marcadores (…);
7. Metodologia/procedimentos:
1. Motivação para a unidade de trabalho;
2. Abordagem teórica: Visionamento de um powerpoint sobre comunicação Tecnológica; Estudo da embalagem; Simbologia Tetra Pak e FSC; Reciclagem e sustentabilidade; Energia.
3. Divisão da turma em grupos e subgrupos de trabalho e realização do projeto gráfico (estudos de materiais, técnicas, mensagem, cor, formas etc.);
4. Recolha e lavagem de embalagens Tetra Pak;
5. Construção de estruturas com jornais amarrotados, balão, embalagens de plástico e cartão para dar a forma aos frutos;
6. Revestimento das formas dos frutos (estruturas) com papel machê;
7. Pintura dos frutos com guaches;
8. Revestimento dos frutos com formas recortadas em embalagens Tetra Pak da Compal de modo a dar-lhes uma textura semelhante à real;
9. Moldagem dos braços e das pernas dos frutos com auxílio de cola branca, jornal e papel de cozinha; Deixaram-se secar e foram pintadas;
10. Com as embalagens Tetra Pak e cartão fizeram-se os vários adereços: sapatos, luvas, copo de sumo, olhos, bocas e colaram-se aos frutos com cola termofusível;
11. As cerejas foram executadas com círculos recortados em tetra Pak Compal, nos quais foi inscrito um triângulo equilátero; foram depois vincados e dobrados e os triângulos colados uns aos outros de modo a obter-se uma esfera, ou seja a forma da cereja;
12. Recorte e colagem de símbolo FSC® e Tetra Pak de forma a embelezarem os frutos;
13. Construção da estrutura do banco com embalagens da Compal colados uns aos outros;
14. Aplicação do banco numa base de esferovite e cartão que se reutilizou e se revestiu com papel verde;
15. Execução de apontamentos, simbolizando a relva para revestir a base;
16. Colocação dos frutos sentados no banco de uma forma harmoniosa;
17. Elaboração da placa e balão de fala com as mensagens, já inicialmente definidas “ Protege o que é bom… Come o que é bom… Recicla o que é bom!”, “Humm … laranja do Algarve “ e “Fruta vais comer e forte vais crescer”;
18. Colocação das mensagens na composição final;
19. Registo fotográfico de todas as fases do trabalho e do produto final;
20. Seleção do trabalho mais criativo para representar o Colégio no desafio.