Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 Gonçalo Nunes (Barcelos)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
METODOLOGIA• Materiais que utilizamos:
o Papel usado;
o Pacotes de compal;
o Agrafos;
o Cola branca;
o Guaches;
o Pincel;
o Tesouras.
• Como fizemos:
Começamos por ler o regulamento para sabermos o que era o concurso. Depois fomos a votação para decidir o que fazer. Escolhemos construir uma caixa em forma de laranja. Como a laranja tem a forma idêntica a uma bola resolvemos analisar a bola de um colega para podermos montar a laranja. Chegámos à conclusão que podíamos fazer isso com 12 pentágonos e 16 hexágonos. Estivemos a fazer experiências com hexágonos e pentágonos e vimos que os pentágonos tinham que ser todos iguais e os hexágonos também. Além disso, descobrimos que o lado dos pentágonos tinham que ter a mesma medida que o lado dos hexágonos. Com esta informação fizemos um molde para cada um destes polígonos. Deixámos uma margem para podermos dobrar e unir uns aos outros. Como não sabíamos se ia ficar bem resolvemos primeiro fazer um molde utilizando folhas já usadas. Ficou um pouco mole mas pensámos que como as embalagens de compal são mais rijas a caixa iria ficar melhor, estudamos a melhor maneira da caixa poder abrir. Passámos então à fase de construir a caixa definitiva. Enquanto uns alunos usavam os moldes para desenhar os pentágonos e os hexágonos nas embalagens de compal, outros recortavam-nos, outros iam montando a laranja e outros pesquisavam informação sobre a laranja. No final pintámos de cor de laranja, fizemos duas folhas e um pezinho e pintámos de verde, montamos a nossa laranja e organizamos toda a informação.
DESCRIÇÃO DO FRUTO
• Origem:
A laranja é um citrino e, como tal, a sua origem acaba por se perder no tempo, provavelmente sendo os citrinos mais antigos que a própria existência humana. No entanto, pode-se dizer com razoável certeza que, a grande maioria dos citrinos são originários da Ásia, a Sudeste dos Himalaias, onde ainda hoje podemos encontrar estas árvores em estado selvagem.
• Modo de Produção:
A laranja integra o ramo de fruticultura dos citrinos, que equivalem ao género citrus e outros afins, e dizem respeito a uma gama variada de espécies de laranjas, limas, tangerinas, limões e outros, das quais a de maior importância agrícola é a laranja.
Atualmente o maior produtor de laranjas é o Brasil. Em Portugal, a região onde se produz mais laranjas é no Algarve.
• Caraterísticas e benefícios nutricionais:
A laranja é um fruto híbrido que possui formato oval, coloração alaranjada e a sua polpa é geralmente formada por vários segmentos (gomos) cheios de sumo. Dentro de cada segmento da laranja, há sementes. Os segmentos e as cascas são separados por material fibroso branco, de dimensão variável, raramente consumido.
A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo. É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B, flavonóides e óleos essencias. É um fruto pouco calórico, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas. É muito utilizada para a produção de sumos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas.
5ºF
Adriana Martins; Ana Luísa Teixeira; André Filipe Azevedo; Bárbara Filipa Silva; Bruna Daniela Carvalho; Carlos Alberto Alves; Carlos Rafael Fonseca; Daniel Gomes; Eduardo Filipe Mendes; Flávia Carmo Cardoso; Gustavo Deliberal; Hugo Duarte Pereira; Hugo Xavier Queirós; Inês Cortês; Inês Oliveira; Inês Sofia Miranda; Joana Fátima Arantes; Joana Filipa Falcão; João Diogo Oliveira; João Pedro Silva; Letícia Barbosa; Margarida Luísa Marques; Mariana Faria; Paulo Junio Bernardo; Pedro Filipe Silva; Pedro Miguel Ferreira; Pedro Lopes¸ Vanessa Lopes.