Trabalhos 2016

Escola Básica Fialho de Almeida - Cuba (Cuba)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Preparação de embalagens
Elaboração do ananás por parte dos alunos
Corte de alguns pormenores para finalização dos frutos
Trabalho final

Memória Descritiva:

O trabalho foi realizado no âmbito do Projeto “Eco Escolas”. Neste sentido e não esquecendo os objetivos do mesmo, foi feito um trabalho de sensibilização junto dos alunos e das famílias, acerca da importância da reciclagem e reutilização de materiais na proteção do Meio Ambiente.
Foram então recolhidas embalagens da Compal de diversos tamanhos as quais foram muito bem lavadas e limpas pelos alunos.
Com eles propusemos a construção de frutos, que mais gostassem, atendendo à cor, forma, sabor, origem, modo de produção, características e benefícios nutricionais. Demos assim início a um trabalho de pesquisa que proporcionou um envolvimento ativo tanto por parte dos alunos como dos seus Encarregados de Educação.
Os trabalhos resultantes desta atividade foram projetados e apresentados em grande grupo/turma.
Após a apresentação de todos os trabalhos de pesquisa procedeu-se à seleção de dois frutos sendo que os mais votados foram a laranja e o ananás.
Seguidamente passámos à fase da sua elaboração. Num primeiro momento os alunos projetaram uma possível construção dos mesmos. A decisão tomada atendeu à facilidade de construção envolvendo o maior número de turmas e o caráter estético.
Os alunos cortaram as caixas do sumo, colaram os pedaços e por fim montou-se a estrutura.
Além das embalagens Compal foram apenas utilizadas colas, espuma verde, cartolinas, agrafos, uma haste de madeira e uma base de cartão.
Descrição do ananás:
O ananás é um fruto obtido da planta que tem o nome de ananaseiro.
Tem origem em zonas subtropicais e tropicais, mas em Portugal é produzido na Região Autónoma dos Açores.
A produção do ananás faz-se entre o fim do período seco e o início do chuvoso, mas pode ocorrer em qualquer época do ano se houver irrigação no local. Em zonas em que o período de produção não é favorável, o ananás é produzido em estufas de vidro utilizando técnicas de cultivo tradicionais: aplicação de "fumos" e utilização de "camas quentes" à base de matéria vegetal. Ao fim de um período de dois anos, desde a plantação até à colheita, obtém-se um fruto de qualidade ímpar de aroma e sabor.
Tem uma forma ovada e grossa que pode atingir os 30 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro.
A polpa comestível está rodeada de brácteas verdes que passam a alaranjadas na maturação, formando a casca do fruto. No extremo superior, as brácteas transformam-se numa coroa de folhas. A polpa é amarela ou branca, carnuda, aromática, sumarenta e doce. No seu interior existe um tronco fibroso duro que vai desde a coroa ao pedicelo.
Este fruto enquadra benefícios nutricionais, pois é rico em vitamina C, vitaminas A e B1, bem como, fonte de fibras e amido, sendo recomendado nas dietas de emagrecimento.
Descrição da laranja:
Documentos históricos referem que este fruto foi introduzido na Península Ibérica pelo povo árabe aquando da sua invasão no século VII d.c.
Existem relatos que afirmam que as mais remotas plantações se situam há 2 mil anos em diversas regiões da Ásia tendo chegado à Europa depois de circular pela África e a região da península Arábica.
Uma vez que temos uma grande variedade de laranjas, a sua produção faz-se ao longo de todo o ano. Em Portugal as áreas de mercado mais representativas são o Algarve e o Ribatejo.
A laranja é um fruto cítrico produzido pela árvore denominada laranjeira. Esta árvore de médio porte, pode atingir os 10 metros de altura.
O fruto possui formato arredondado, de cor alaranjada e a sua polpa é formada por vários gomos cheios de sumo, que contém muita vitamina C, flavonóides e óleos essenciais. Dentro de cada gomo há sementes.
As laranjas são uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional. É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc.
A laranja tem características medicinais em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo.
Com a construção dos nossos frutos, respeitámos as dimensões propostas no concurso (ananás: altura 40cm x largura 20cm; laranja: altura 58cm x largura 50cm resultando numa composição de: 60cm x 42cm x 58cm).
Pretendemos chamar a atenção da comunidade educativa alertando para o facto de que é imprescindível consumir fruta diariamente. Esse consumo deve respeitar a época de produção, atender à qualidade dos frutos isentos de químicos, protegendo a Natureza nos seus ciclos e no consumo da produção nacional.
Alertámos também para o facto de que é importante depositar as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo contribuindo para a proteção do Meio Ambiente.
Foi ainda divulgado o significado do símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal, que respeita a boa gestão florestal, garantindo o desenvolvimento social com responsabilidade ambiental.
Este trabalho foi realizado pelos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba e respetivos professores em colaboração com os Encarregados de Educação.