Trabalhos 2016

Escola EB1/JI Brandoa (Amadora)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Colagem das Peras.<br/>Uma vez cortadas todas as pequenas pêras pelos alunos, colagem das mesmas,para preenchimento do espaço.
Colagem das Palhinhas<br/>Aproveitamento das palhinhas para colar os pés das pêras.
Apresentação dos Símbolos<br/>Símbolos Tetra Pack e FSC colocados no fruto.
Compal<br/>Destaque da palavra Compal, na colagem da folha no pé da grande Pêra.
Folhas das pêras<br/>Recorte de pequenas folhas para enriquecer os pés das pequenas pêras, destancando-as.
A nossa pêra<br/>Trabalho final. com todos os elementos.

Memória Descritiva:

Ano Letivo 2015-2016
E.B.1/J.I. DA BRANDOA
Memória Descritiva
CRIA UMA FRUTA; COLHE PRÈMIOS!
A nossa fruta, foi elaborada recorrendo maioritariamente a materiais reciclados.
Na nossa escola temos como principio a reciclagem de materiais, embalagens papel e cartão, rolhas e pilhas. Os alunos, pais e professores colaboram fazendo a separação de embalagens, rolhas, óleo, papel e trazendo-os para a escola onde são encaminhados para os respetivos eco-pontos.
A turma do 2.ºB, turma dos peixinhos abraçou este concurso apresentado em assembleia da turma, onde se debateu a simbologia utilizada nos pacotes Tetra Pack e FSC.
Uma vez apresentado o concurso “Cria uma fruta, colhe prémios” os alunos mostraram-se interessados em participar, despertando uma chuva de ideias.
Uma vez definido o projeto partiu-se para a sua execução, sugerindo aos alunos que junto das suas famílias pesquisassem sobre a origem, características, produção e benefícios nutricionais da pêra.
Pesquisa sobre o fruto:
Origem: Originária de Sintra, presentemente da Zona Oeste (Torres Vedras, Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval, Alcobaça…)
Características: Fruta com palato doce, de casca fina, suave e ligeiramente granulada.
Produção: Requer um grande controle, que ocorre desde a apanha, transporte, seriação.
A estação em que se apresenta em maior quantidade e qualidade é no verão.
Benefícios nutricionais: É rica em fibra, que auxilia na digestão e evitam a prisão de ventre. Possui vitamina A que auxilia na manutenção de boa visão e vitamina C que é antioxidante.
(Este foi o resumo a que toda a turma chegou, simplificado de acordo com a idade dos alunos)
Materiais utilizados:
- 1 cartolina A2 de cor Azul;
- 2 tubos de cola;
- embalagens compal e palhinhas das embalagens;
- restos de cartolinas verdes existentes na sala.
Utensílios: tesoura, cola.
Técnicas: desenhar, recortar, colar, cortar, vincar, dobrar
Intervenientes: Alunos da turma do 2.º B, turma dos Peixinhos, professora titular do 2.º B, coordenadora Elisabete Afonso.
Etapas da construção da fruta:
- Recolha pelas salas de aulas das embalagens Compal, trazidas por alunos, professores e assistentes operacionais;
- Triagem de embalagens de sumo Compal e sua lavagem;
- Desenhámos peras de vários tamanhos para posteriormente serem cortadas;
- Colagem das peras de forma sobreposta, de forma a preencher o espaço de uma pêra gigante;
- Aproveitamento das palhinhas para elaborar o pé da pêra;
- Recorte e colagem de folhas para enriquecer o trabalho.