Trabalhos 2016
Escola Básica de Custóias (Matosinhos)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVAProjeto Compal – “CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS”
O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido por alunos do 7º ano na disciplina de Educação Visual e no Projeto Traço a Traço.
Inicialmente foram definidas as necessidades de materiais e decidido a forma de os obter: as embalagens Tetra Pak foram obtidas com a colaboração de professores, alunos, funcionários da escola e pais; o restante material foi cedido pela escola.
Os alunos decidiram escolher o ananás como fruto inspirador do trabalho, tendo feito uma pesquisa sobre este fruto. É um fruto de origem tropical e subtropical, muito nutritivo com propriedades que facilitam o processo digestivo, com uma ação refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora. Quando integrado numa alimentação variada e equilibrada é um alimento eficaz na promoção da saúde. Por outro lado, é um fruto com um elevado conteúdo de água e um baixo valor energético.
Os alunos a partir da forma de um ananás, construíram em material reutilizado, poliedros inspirados nas estruturas modelares do Escher, dando origem a um contentor semelhante a um ananás. Posteriormente o contentor foi todo recoberto com triângulos feitos de embalagens tetra pack.
Os materiais utilizados na construção do contentor com forma de ananás: embalagens de sumo Compal, cartão, cola e spray.
Os alunos envolvidos construíram poliedros, utilizando como base embalagens de cartão, os diferentes elementos construídos foram montados criando uma estrutura/contentor com forma de um ananás. Posteriormente os alunos com as embalagens Tetra Pack fizeram triângulos para cobrir a estrutura tendo em consideração os símbolos Tetra Pack e FSC (estes símbolos encontram-se espalhados no contentor). Este contentor com forma de um fruto tem um fim utilitário como fruteira. Os alunos escolheram como lema do objeto a frase ”Bebe sumo cresce feliz”.
Os alunos intervenientes colaboraram ativamente no processo tendo gostado bastante da sua participação e resultado.