Trabalhos 2016

Escola Intercultural das profissões e do desporto - pólo da Reboleira (Amadora)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Colagem das embalagens
Trabalho final
Trabalho final
Trabalho final
Recorte e molde
Planificação

Memória Descritiva:

No âmbito do projeto “Cria uma fruta, colhe os prémios”, promovido pela Sumol+Compal e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco Escolas, os alunos da turma J, do 5º ano, Projeto 12-15 da Escola Intercultural das Profissões e do Desporto (Pólo da Reboleira), sob a orientação dos professores Elisabete Martins, André Moreira e Paula Castanheira, construíram o fruto com embalagens de cartão para alimentos líquidos da Tetra Pak.
A primeira fase consistiu na sensibilização da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, nomeadamente para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e os legumes devem ter uma presença diária e também para a importância da depositação das embalagens de cartão no ecoponto amarelo.
Posteriormente os alunos efetuaram um trabalho de pesquisa e optaram pela pera por se tratar de uma fruta rica em vitaminas C, A e do complexo B e uma poderosa fonte de antioxidantes e outros nutrientes essenciais para a saúde. A pera tem, geralmente, uma base grande arredondada que afunila em direção ao cimo. Dependendo da variedade, as suas cascas finíssimas podem ser amarelas, verdes, castanhas, vermelhas, ou uma combinação de duas ou mais destas cores. A polpa branca ou creme das peras é muito sumarenta e doce, enquanto a sua textura é suave e amanteigada, ainda que ligeiramente granulada. O nome científico da pera é Pyrus communis. Apresenta benefícios para a Saúde, designadamente: Hipertensão Arterial; Insuficiência Renal; Obesidade; Afeções Respiratórias; Combate as Flatulências Intestinais próprias da Colite.
A fase seguinte consistiu na recolha e lavagem das embalagens recicladas e seguidamente passou-se ao molde da fruta, desenhado e recortado em todas as embalagens.
Com a ajuda de cola quente e agrafos, as embalagens foram coladas e agrafadas umas às outras, representando cada uma delas uma fatia da pera, fornecendo, desta forma, um efeito tridimensional.
Os materiais utilizados para a construção da fruta foram: embalagens de cartão; lápis, cola quente, agrafos e tesoura.
A dinamização da atividade envolveu a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) e permitiu a sensibilização para as questões relacionadas com a sustentabilidade.