Trabalhos 2016

Escola EB nº2 de Castro Daire (ex. EB 2,3 de Castro Daire - Agrup.) (Castro Daire)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Construção da maça grande e início da colagem das maças pequeninas.
Recorte das maças pequeninas.
A nossa maçã: verdinha e fresquinha!
O Símbolo da Tetra-Pak

Memória Descritiva:

Memória Descritiva
“Cria uma Fruta, Colhe os Prémios”
Na construção do fruto, no âmbito do concurso: “Cria uma Fruta, colhe os prémios”, estiveram envolvidos todos os alunos do 2º e 3ºciclos da escola (481 alunos), tendo a sua elaboração decorrido em seis etapas:
1ª Etapa: SENSIBILIZAÇÃO/DIVULGAÇÃO- esta etapa foi desenvolvida através de várias fases. Numa primeira fase, foram afixados cartazes e folhetos informativos em vários locais de destaque da escola, incluindo o eco - painel colocado no átrio principal da escola. A segunda fase, foi desenvolvida junto dos diretores de turma, tendo sido entregue um panfleto informativo (elaborado pelos alunos do Eco - Escolas) sobre a importância de adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e os legumes devem ter uma presença diária. O referido panfleto, transmitia também a importância da deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo. Os diretores de turma divulgaram ainda, através do mesmo panfleto, o significado do símbolo FSC, constante nas embalagens da Tetra Pak, utilizadas pela marca Compal, além disto, os diretores de turma também projetaram um power-point (elaborado pelos alunos do Eco - Escolas) sobre a importância da reciclagem das embalagens da Tetra Pak, no qual indicaram os passos a seguir para uma correta separação das mesmas e qual a vantagem para o ambiente, da reciclagem das referidas embalagens. Indicando também, os recursos naturais necessários para a elaboração das mesmas, assim como, os recursos naturais que se poupam com a sua reciclagem. Numa terceira fase, os diretores de turma apelaram à recolha de todas as embalagens Tetra Pak da Compal, possíveis, e solicitaram a assinatura dos encarregados de educação, no panfleto, de forma a envolverem os mesmos no projeto.
2ª Etapa: RECOLHA DE IDEIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO FRUTO – cada diretor de turma, na disciplina de Formação Ética e Cívica, recolheu, na sua turma, uma ideia/modelo de um fruto, que posteriormente entregou à professora responsável pelo Clube Eco - Escolas.
3ª Etapa: RECOLHA DE EMBALAGENS COMPAL - TETRA PAK – o Clube Eco – Escolas colocou um caixote forrado com materiais recicláveis junto do eco - painel, de forma a recolher todas as embalagens Compal - Tetra Pak que os alunos trouxessem.
4ª Etapa: SELEÇÃO DO MELHOR FRUTO – o Eco - Conselho procedeu à seleção da melhor ideia para o melhor fruto. Tendo selecionado a seguinte: "Vamos construir uma maça grande e verdinha! Pois é uma das frutas mais completas que existem." Podíamos decalcar, recortar e colar muitas maças pequeninas verdes, no interior da maça grande!
5ª Etapa: CONSTRUÇÃO DO FRUTO – a construção do fruto foi feita pelos alunos do Clube Eco – Escolas, através do recorte de uma maça gigante, num cartão já usado, seguido da colagem de maças pequeninas, previamente decalcadas e recortadas em embalagens Tetra Pak da Compal, fornecidas pelos alunos da escola.
6ª Etapa: LOCALIZAÇÃO DO FRUTO, NUM LOCAL DE DESTAQUE DA CANTINA - o fruto foi colocado no placard principal da cantina, acompanhado de uma mensagem apelativa ao consumo de fruta e legumes.
Castro Daire, 29 de abril de 2016
A professora Coordenadora do Projeto
Carla Silvana Nunes Gouveia dos Santos