Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 de Pataias (Alcobaça)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
1- O projeto foi apresentado às turmas do 6º ano (3 turmas), na disciplina de Educação Tecnológica, pelo professor António Aurélio e pela professora Fernanda Rodrigues de Educação Visual / Educação Tecnológica do 2º ciclo;2- Formaram-se grupos de trabalho para apresentarem soluções para o problema/projeto: “Como fazer uma fruta recorrendo às embalagens Tetra Pak da Compal, e de acordo com o regulamento do passatempo?”;
3- Foi selecionado o seguinte projeto: “Frutas de Alcobaça”.
Descrição do projeto: Partindo do princípio que o nosso concelho é um dos maiores produtores nacionais de maçã, pêssego e pera, tentámos recriar uma fruta que representasse esse mesmo conceito. Isto é, criámos uma fruta com as 3 frutas!
4- Os alunos organizaram-se em grupos, com funções específicas: lavagem, abertura, secagem e armazenamento das embalagens; elaboração dos moldes em cartolina das 3 frutas e folhas das respetivas árvores; planificação, desenho, corte e colagem dos elementos das frutas e das folhas, nas embalagens Tetra Pak; e composição final por forma a mostrar os símbolos da Tetra Pak e FSC.
5- Realização: Partindo da forma das referidas frutas, e das respetivas folhas, desenhámos em cartolina os seus moldes (metade da fruta); de seguida reproduzimos os respetivos desenhos nas embalagens Tetra Pak, previamente unidas (coladas); cortámos os diversos desenhos e colámos, unindo ao centro do fruto (tubo em cartão), com arame; o fruto final representa, em cada terço da sua composição uma das referidas frutas, a maçã, o pêssego e a pera. De destacar uma “fatia” mais grossa de cada fruta.
6- Materiais: embalagens Tetra Pak da Compal, tubo de cartão (do rolo de papel de cozinha), base em madeira de pinho (400x300), cabo de uma vassoura, cola de contacto e cola quente (pistola), tinta (para a base), fio norte, arame, material de desenho, furador, martelo, tesouras e x-atos.