Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Construção da Estrutura
Produto Final - Pera
Símbolo
Produção da Pera
Lavagem das Embalagens

Memória Descritiva:

1. MEMÓRIA DESCRITIVA
No âmbito do Projeto ECO-ESCOLAS, foi proposto aos alunos do 5.º ano desta Escola , que criassem um fruto utilizando pacotes de sumo da Compal. Este fruto foi construído nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
A ideia pareceu-nos logo à partida muito interessante, pois estes alunos preocupam-se com questões ambientais. Assim, foi solicitado a toda a Comunidade Educativa e aos Pais e Encarregados de Educação que reciclassem os pacotes de sumo da Compal para a realização deste projeto. Desta forma estava-se a incutir o hábito de fazer reciclagem de resíduos, e esta era uma ótima oportunidade não só para aproveitar pacotes já utilizados, dando-lhes um fim digno, como também, simultaneamente, para sensibilizar outras pessoas para a temática reciclagem e da proteção ambiental.
Mãos à obra…
Os materiais utilizados foram os seguintes:
Material reciclado
- pacotes de sumo da Compal
- folhas de jornais (desactualizadas)
- um balão
-cordel
Material não reciclado
- cola
Outros materiais
- tesoura
Modo de Produção
Construção da estrutura:
- Um balão e folhas de papel;
Construção do fruto:
- Sobreposição de recortes das embalagens da compal;
2. MENSAGEM AMBIENTAL
A realização deste trabalho constituiu, do nosso ponto de vista, uma excelente forma de sensibilização para as temáticas ambientais em geral e para a reciclagem em particular.
Vivemos um momento único da história da Humanidade e do planeta, pois entramos numa fase crítica por enfrentarmos problemas ambientais desastrosos. Se as pessoas não mudarem de mentalidade, estes problemas ambientais causados pela própria Humanidade podem em breve extinguir toda a vida no planeta. Assim, é absolutamente urgente mudarmos de atitude e empenharmo-nos na proteção da Natureza a todos os níveis e sentidos. Cada pessoa tem a responsabilidade moral de ter o bom senso de participar individual e localmente, de forma a haver uma transformação global.
É necessário ter-se a consciência que a maior parte das nossas ocupações quotidianas provoca impacto no Ambiente. Acender uma luz, abrir uma torneira, viajar de carro ou fazer compras. Qualquer atividade consumista tem uma repercussão negativa no equilíbrio ecológico do planeta. Aqui o segredo é minimizar os danos que fazemos no dia-a-dia.
Todos somos livres de escolher, mas para que essa liberdade seja real e positiva, deve ser bem fundamentada baseando-se no conhecimento e na compreensão de que tudo o que consumimos não aparece espontaneamente nas prateleiras do supermercado, nem desaparece por artes mágicas no contentor do lixo. Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a outro, constituindo um ciclo vicioso de produção-consumo-resíduos, que vai determinar o seu impacto real e extremamente negativo no Ambiente.
Mensagem Alimentação Saudável
Chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária.
É importante consumir diferentes tipos de frutas. A fruta é peça fundamental na alimentação saudável e deve ser consumida diariamente.
São alimentos que fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo.
Os antioxidantes (vitaminas A, C e E) são nutrientes essenciais na proteção das células, já que combatem a ação dos radicais livres. Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protetoras que fazem da fruta um alimento vital.
Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses.
Conclusão
Cremos que vale a pena proteger o ambiente por diversos motivos:
- Porque a nossa vida, o futuro dos nossos descendentes e do mundo dependem de um Ambiente saudável, que acontece através de um desenvolvimento natural e sustentável;
- Porque é moralmente correto e ético fazê-lo. Respeitar toda a vida, seja animal, vegetal e mineral, é demonstração do desenvolvimento de conhecimentos.
- Porque fazemos parte da Natureza e destruí-la equivale a uma autodestruição, aniquilação da Humanidade e da vida no planeta;
- Porque estando bem informados, para além de ajudarmos o mundo e os seus habitantes, poupamos imenso dinheiro, melhoramos drasticamente a nossa saúde e preservamos o futuro do planeta.