Trabalhos 2016
Jardim de Infância de Boavista Olheiros (Torres Vedras)
Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Metodologia:- Observação das embalagens Tetra Pack: explicar camadas; símbolos nas embalagens e associação à necessidade de reciclagem e cuidados ambientais;
- Recolha de embalagens Tetra Pack (colaboração famílias);
- Conversa com o grupo e estabelecer paralelismo entre fruta saudável e planeta sustentável;
- Depois de sugestões, acordou-se a construção de uma Maçã, por todos os meninos conhecerem bem e muitos terem essa fruta em casa (associação a uma das frutas da região);
- Recorte e colagem de embalagens numa base (bola grande);
- No decorrer do trabalho vai surgindo o nome: "é grande"; "é super", ficando assim denominada como "Super Maçã do Oeste";
- Surgem frases e exploração de ideias associadas à ideia de "Super" (e, por inerência a associação também a super herói), registando-se as ideias das crianças: "Quem comer a maçã consegue voar" (Alexandre); "quem comer a maçã é um craque no futebol" (Miguel); "quem comer a maçã corre muito depressa e apanha os ladrões (Martim); "quem comer a maçã tem tanta força... levanta elefantes" (Eva), etc.
- Surge a necessidade de juntar "uma capa" ao trabalho;
- As maçãs ficam bem nas árvores e então: "põe-se numa árvore do recreio, temos tantas... e, todos vêm"! sugere uma criança.
- A "Super Maçã do Oeste" é colocada numa das árvores do exterior (junto à entrada) para "as pessoas verem" e todos saberem que "é bom e bonito"!
Materiais:
- Bola grande; papel de jornal; embalagens Tetra Pack; tesouras e colas; saco lixo; tintas...
Intervenientes:
- Crianças JI (3 salas a participar - 53 crianças); Famílias; Educadores e Auxiliares.