Trabalhos 2016

Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre (Leiria)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Início da construção da maçã
Construção da maçã
A construção continua
Símbolo e nome da Compal visível
Produto final - Maçã
Produto final - Maçã e sua lagarta

Memória Descritiva:

A maçã foi construída com embalagens vazias de compal, (utilizou-se apenas cola e tesoura), na lagarta utilizou-se esferovite e arame. Este trabalho foi realizado pelos alunos da Oficina do Artista (alunos da educação especial) e do Clube “Atelier da Arte” dinamizados pelos professores Manuel Marcelino e Maria Teresa Dias.
Fruto de polpa branca, possuindo internamente sementes. A maçã tem coloração básica entre o vermelho e o verde, podendo apresentar manchas esverdeadas ou amareladas. Cada maçã pesa, em média, de 100 a 200 gramas.
É um fruto que a necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii. As maçãs têm sido cultivadas desde há milhares de anos na Ásia e Europa.
A maçã possui um excelente valor nutritivo, na casca encontramos pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo, combate, também, doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes e melhora a função digestiva.
A maçã construída é de produção biológica, sem produtos químicos, como tal está a ser devorada por uma pequena lagarta.