Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Processo de construção:A primeira etapa da construção dos frutos consistiu em solicitar no bar da escola que guardassem os pacotes da compal. De seguida procedeu-se à lavagem dos pacotes e à escolha dos frutos. Após terem selecionado os frutos solicitaram ajuda ao professor de educação tecnológica para construírem um molde. De seguida reproduziram os moldes nos pacotes tendo sido necessário oito desenhos para cada fruto. Quando tinham os moldes necessários os alunos juntaram-nos e com um berbequim fizeram dois furos por onde passaram uma mola de metal que suportava/unia os moldes. Por fim agrafaram os moldes dois a dois alternadamente de modo a dar forma aos frutos.
Estes frutos foram escolhidos com base nas preferências dos alunos. No caso do morango a sua origem remonta ao Chile e estados Unidos tendo começado a ser cultivado na Europa a partir do século XIV.
Para colhermos os melhores e mais saborosos morangos as suas plantas necessitam de muito sol direto. É necessário manter um equilíbrio da humidade da terra sendo necessário um solo que absorva a humidade mas permita o seu escoamento. Os morangos são baixos em calorias e em frutose porque são constituídos por 90% de água. São ricos em vitaminas C, A, E, B5 e B6. Combatem o envelhecimento da pele; ajudam a prevenir doenças cardiovasculares; melhoram a capacidade mental; ajudam a combater inflamações e na prevenção do cancro. No caso da maça a sua árvore é originária da Ásia Ocidental (Turquia). Crescem em árvores de folha caducifólia e florescem na primavera sendo que o fruto deve ser colhido no Outono. É uma das árvores mais cultivadas do mundo. A sua casca é usada para fazer chá e purificar o sangue. São ricas em vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro.