Trabalhos 2016
Escola EB1/PE de Santa Cruz (Santa Cruz)
Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Memória descritivaA recolha do material necessário (embalagens Tetra Pak utilizadas pela marca Compal ) foi feita pelas educadoras com a colaboração dos Encarregados de Educação das crianças do Pré-Escolar.
Depois do material recolhido e tendo em conta a predominância de cores das embalagens, ficou decidido construir a manga, um dos frutos produzidos na ilha da Madeira. Optámos por construí-lo em três dimensões tendo por base um balão onde foram coladas tirinhas de jornal para dar a forma do fruto. Este trabalho foi realizado com a orientação da professora de Expressão Plástica e a colaboração de um grupo de alunos do 1º. Ciclo que ajudaram no recorte e colagem dos materiais. Elaborámos um fruto inteiro e uma metade onde é visível o caroço da manga.
A manga é um fruto originário do Sul da Ásia, atualmente disperso por todos os continentes, sendo cultivado em todos os países de clima tropical e subtropical. É um fruto de forma alongada, ovoide ou arredondada, consoante a variedade. A sua casca é esverdeada com manchas amarelas ou róseas quando maduro. A sua polpa comestível é carnuda e suculenta de coloração amarela ou alaranjada, fibrosa em algumas variedades e com uma semente achatada de tamanho variável.
A manga é uma fruta saborosa e nutritiva que pode ser consumida ao natural, em saladas, sumos, geleias, compotas e sobremesas variadas. Possui um elevado teor vitamínico, principalmente de vitaminas A (combatente dos radicais livres) e C (antioxidante) e ainda B1, B2 e B5. Contém fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco, gorduras e hidratos de carbono. Tem ainda propriedades medicinais, ajudando a purificar o sangue pois é um bom diurético. Pura ou em sumos ajuda a combater a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.
A manga ou mango como é conhecido na Madeira é um fruto tropical que se adaptou com facilidade a estas latitudes. Cultiva-se em pequenos pomares na costa sul entre os 0 e os 180 metros de altitude e na costa norte entre os 0 e os 50 metros. Frutifica entre os meses de agosto e novembro e, nesta época, pode ser encontrada à venda nos mercados e pequenas feiras. O mangueiro é uma árvore de copa densa e frondosa que pode atingir os 7 metros de altura. Possui folhas coriáceas de coloração avermelhada quando jovens e verde escura posteriormente.