Trabalhos 2016

Escola EB1/JI da Covoada (Ponta Delgada)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Recorte das embalagens
Construção do nosso ananás
A turma do 2º ano e o resultado final
O nosso ananás
Pormenor com o símbolo FSC
O nosso ananás, de outra perspetiva
Os meninos e meninas do 2º ano gostaram muito de participar neste projeto.

Memória Descritiva:

EB1/JI de Covoada
CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS
Memória Descritiva
2015/2016
Ao aderirmos a este desafio, além de outras ações desenvolvidas na escola, pretendemos chamar a atenção dos nossos alunos para a importância da separação de resíduos e nomeadamente a colocação das embalagens de cartão das bebidas no ecoponto amarelo.
Como é do conhecimento geral, e os alunos também já têm alguma consciência desse facto, as florestas têm de ser protegidas e geridas de forma responsável para que se assegure a biodiversidade no Planeta e se poupe recursos; mas tal só é possível se as práticas ambientais e económicas forem as mais adequadas.
O consumidor final tem um papel fundamental neste processo quando faz as suas escolhas, daí a necessidade de estar informado sobre as práticas ambientais das empresas. E quem melhor que os alunos para levarem a mensagem para casa?
Assim, foi apresentado o desafio nas turmas, levando os alunos a explorarem a temática. De seguida, foram exploradas algumas embalagens Compal onde aparece o símbolo FSC. Os alunos foram, mais uma vez, esclarecidos sobre o significado do símbolo - cartão fabricado a partir de madeiras provenientes de florestas certificadas. Foi pedido aos alunos para trazerem embalagens para a escola, solicitando-as junto de familiares e vizinhos.
Após alguma troca de ideias, decidiu-se criar um ananás, porque é um fruto familiar aos alunos e representa bem a nossa região (S. Miguel) onde este fruto é fonte de rendimento para parte da população. As estufas de ananases fazem parte da paisagem micaelense, sendo também uma atração turística.
Após a recolha de embalagens, estas foram abertas, limpas e recortaram-se quadrados de 8 cm. Então pensamos como iria ser a estrutura para dar forma ao nosso ananás. Assim, decidimos criar uma estrutura em arame revestido com uma tela fina para ser possível fazer colagens. Abaulámos um pouco os quadrados de embalagem para fazer lembrar as rugosidades características da casca do ananás e foram-se colando à volta da estrutura. Por fim, a coroa do nosso ananás, que por ser de tonalidade verde, foi feita com pacotinhos, em tiras, do leite escolar, embalado também em embalagens Tetra Pak.
Esta foi mais uma iniciativa desenvolvida na nossa escola no âmbito da sensibilização ambiental junto dos nossos alunos, visando contribuir para um futuro mais sustentado e em harmonia com o meio ambiente.
Covoada, 29 de abril de 2016