Trabalhos 2016
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Concurso “Cria um fruto, colhe os prémios”Ananás
Construção do fruto
A aluna Laura Nunes Godinho do 6º B, da escola Básica e Secundária Dr Manuel R. Ferreira, pelo seu especial gosto pelas artes e em especial pela reutilização de resíduos como materiais, sentiu-se especialmente motivada pelo concurso “Cria Um a fruta, colhe os prémios” promovido pela Compal em parceria com a TETRA PAK.
O ananás foi a opção por ser um fruto preferência e pelo belo efeito estético que produz.
O ananás foi construído sobre uma estrutura compacta em jornal que adquiriu consistência adicionando com cola UHU e fita-cola. As embalagens pequenas de sumos da Compal foram também coladas com UHU, fazendo a casca do fruto. Por sua vez, as folhas do ananás foram sendo coladas, uma a uma, com a mão a apertar com pressão umas contra as outras à mediada que se iam colando. A mão também ajudava a moldar o cartão da Compal, previamente cortado à medida desejada.
Como suporte do fruto construiu-se uma bandeja, com embalagens grandes de sumo da Compal, unidas com cola, forrando um cartão que dá resistência à peça. Aproveitou-se para pega da bandeja a o suporte no qual pensava segurar as folhas da pera, que inicialmente se chegou a pensar construir.
Para a obra de arte ser semelhante ao fruto pretendido, pintou-se com as cores adequadas. Primeiro aplicou-se amarelo em toda a peça com spray. Por fim, de longe aplicou-se levemente tinta castanha avermelhada para realçar o amadurecimento do fruto. Nas folhas pintou-se com a cor verde antes de aplicar no fruto e a base foi pintada em separado com spray castanho avermelhado.
Descrição
O nome espanhol do ananás, pina, reflete a semelhança visual deste fruto com a pinha. O ananás é uma fruta formada pela fusão de várias flores, cujos pequenos frutinhos se fundem em volta de um caroço central. Os ananases têm uma forma cilíndrica ampla uma casca escamosa verde, castanha ou amarela e uma coroa magnificente de folhas espinhosas azul-esverdeadas.
Origem
É uma planta tropical com origem na América do Sul mas também pode ser encontrado noutros países com clima tropical e semitropical por todo o mundo.
As primeiras referências ao ananás levam-nos até ao ano de 1555, no Brasil. Apenas 200 anos depois o ananás foi trazido para a Europa e, desde então, é consumido em todo o mundo sobre diversas formas como fruta fresca, fruta seca, bolos de ananás, sumos, entre outras receitas existentes.
Produção
O ciclo da cultura de ananaseiro varia de 13-18 meses dependendo da variedade. Geralmente, o ananaseiro é uma planta de clima tropical, apresentando ótimo crescimento e melhor qualidade do fruto na faixa de temperatura de 22ºC a 24ºC. A planta desenvolve-se melhor em locais com alta incidência de radiação solar. Frutos de boa qualidade e bons rendimentos são obtidos quando a cultura recebe água suficiente.
Esta planta é muito sensível ao encharcamento do solo, que pode prejudicar o seu crescimento e a sua produção. Portanto, boas condições de drenagem do solo são essenciais para o seu cultivo.
O plantio pode ser feito em covas ou em sulcos, cuja profundidade deve corresponder à terça parte do comprimento da planta, de modo a que não caia terra no olho.
Benefícios nutricionais
O ananás tem um conteúdo nutricional muito completo. Contém vitaminas, minerais, oligoelementos e oferece inúmeras vantagens digestivas e é pouco calórico.
Propriedades medicinais
Com a fibra evitará o cancro do cólon; com a bromelina combinada com outras substâncias estará a favorecer a circulação sanguínea.
O ananás é bom para a hipertensão pela sua concentração de potássio. Protege o organismo de infeções e também ajuda a limpar as vias respiratórias.
A sua ação anti-inflamatória acalma as dores da artrite, tendinites, entorses e luxações.
A retenção de líquidos e o excesso de peso estão frequentemente associados à celulite. O ananás é um excelente remédio para ambas as situações, por causa da sua ação diurética, proporcionada pela bromelina e pelo potássio. Para além disso, cerca de 75% do seu conteúdo é água, que ajuda a drenar as toxinas do corpo, pelo que é uma fruta depurativa.