Trabalhos 2016
Escola EB 2,3 de Rio Tinto (Gondomar)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Escola EB 2/3 de Rio TintoMemória descritiva do trabalho
O projecto da Escola Básica 2/3 de Rio Tinto denomina-se por “Candeeiro Recicla a tua Saúde – Vitaminas a Pacotes”. Trata-se de uma composição de frutos que inclui um ananás, uma pêra, uma maçã, uma laranja e duas cerejas. As dimensões encontram-se dentro do solicitado, próximo dos 60 cm de altura e 50 cm de comprimento. No que respeita ao processo e construção, este teve início com a elaboração dos vários frutos incluídos no produto e que refletem diferentes técnicas de construção:
- O ananás foi inspirado em modelos resultantes de técnicas de origami, sendo construído mediante utilização de uma embalagem grande de sumo da Compal como base à qual foram sendo coladas diferentes pirâmides triangulares a toda a volta. As folhas do ananás foram também recortadas dos pacotes Tetra Pak da Compal. Foi dando um toque de pintura com tinta verde acrílica entre as escamas do ananás.
- A maçã e pêra consistem num pequeno pau de madeira central ao qual foram colados múltiplos recortes dos pacotes com a forma de meia maçã e meia pêra, no sentido de criar o efeito final 3D. A maçã apresenta também uma tampa verde da embalagem Compal, na parte inferior. As folhas foram igualmente produzidas a a partir das embalagens.
- Na laranja e cerejas foram usadas bolas de esferovite no centro (também estas reutilizadas de maquetes sobre planetas e afins, elaboradas pelos alunos) que foram forradas com pedaços dos pacotes, sendo possível ler na laranja “laranja do Algarve “ e visualizar várias cerejas nos recortes usadas na forragem das mesmas. As folhas são também em Tetra Pak. Para imitar a casca da laranja foram feitos furos e pintados de laranja, mantendo-se o resto da embalagem original. Os pés das cerejas foram feitos enrolando tiras dos pacotes Compal à volta de ramos finos de árvores. As folhas das cerejas foram pintadas com tinta acrílica verde.
Os frutos foram suspensos, por fio de pesca, a um abajur reutilizado que foi decorado com as próprias tampas dos pacotes Tetra Pak da Compal utilizados na elaboração dos frutos. O abajur foi ainda utilizado para passar uma mensagem que alia saúde e ecologia, sendo possível ler (em letras recortadas dos pacotes) duas frases: “recicla a tua saúde” e “vitaminas a pacotes”. Quando este candeeiro, que inclui uma lâmpada de poupança energética, é ligado à energia eléctrica, as letras são realçadas bem como os frutos para onde a luz é direccionada, chamando assim atenção para as mensagens incluídas. O objectivo foi sensibilizar para o conteúdo nutricional vitamínico dos frutos e a importância para a saúde, bem como alertar para a reciclagem e demonstrar as possibilidades do reaproveitamento de materiais, nomeadamente, construindo um produto com funcionalidade estética mas também com utilidade, dado que se trata de um candeeiro de teto, com associações ao clássicos lustres centrais com cristais pendentes que são substituídos neste caso por tampas metálicas de garrafinhas de Compal de vidro, cujo som metálico faz lembrar o barulho característico do balançar dos referidos lustres.
O símbolo FSC é visível em vários frutos e no próprio abajur onde foi colado este detalhe, juntamente com um recorte bidimensional na forma de cada um dos frutos construídos. Ao ampliar as fotos enviadas é visível o símbolo FSC e o selo Tetra Pak.
Os frutos e consequentemente as embalagens de Tetra Pak Compal ocupam o maior espaço no produto, tendo sido utilizadas cerca de 40 embalagens. Foram ainda reaproveitadas as tampas das embalagens e tampas metálicas de Compal. Para a montagem dos frutos e da composição foi usada cola térmica, fio de pesca, três paus de madeira e três bolas de esferovite. No sentido de conferir utilidade ao produto foram ainda reutilizados um abajur, casquilho, lâmpada e fios de ligação.
Os intervenientes no projecto foram os alunos do Clube de Ciências e as coordenadoras, Conceição Pires e Susana Fonseca.
Caraterísticas dos frutos:
Ananás: é um fruto originário da América do Sul, sendo o Brasil o maior produtor mundial. Também é produzido noutras regiões tropicais e subtropicais como o Havai, Filipinas, Tailândia, Indonésia, Malásia, Quénia, Índia, China. Em Portugal é produzido nos Açores, normalmente em estufas.
A nível nutricional, o ananás tem baixo valor calórico e é uma ótima fonte de vitamina C. Uma fatia média tem cerca de 67% da dose diária recomendada de vitamina C, e à volta de 42 calorias. É também uma boa fonte de manganésio importante para a função enzimática, formação óssea e para o metabolismo dos hidratos de carbono, colesterol e aminoácidos. Apresenta uma enzima, a bromeleína, que é considerada um composto fitomédico, devido ao seu impacto comprovado na saúde, principalmente como agente anti-inflamatório. São vários os benefícios do ananás: ajuda à digestão, amigo do coração, previne o cancro, ação anti-inflamatória, ajuda a respirar melhor.
Laranja: A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica são mais ricas em vitaminas. A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou em sumo. Este terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração.
A laranja é uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.
Maçã: A maçã é uma fruta que, além de muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde. As maçãs são muito nutritivas, excelentes fontes de vitaminas e minerais: contêm vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro. É produzida um pouco por todo o mundo, originária da Ásia. É produzida em pomares em vários pontos de Portugal. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono.
É também muito rica em substâncias chamadas flavonóides e ácido málico. A pectina, uma fibra encontrada na casca, modera o apetite pois dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa, ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Também apresenta propriedades medicinais, nomeadamente, efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.
Pêra: A pêra tal como a maçã tem origem na Ásia, provavelmente na China, tendo sido introduzida na Europa, espalhada massivamente pelos romanos e mais tarde por todo o mundo pelos europeus. Fornecem uma boa fonte de fibra e também vitamina B2, C, E, cobre e potássio. Contêm também uma quantidade significativa de pectina, que é uma fibra solúvel, em maior concentração do que as maçãs. Isso faz da pêra um poderoso aliado no combate do colesterol ou seja, reduz os níveis e ajuda também na tonificação do intestino. A pêra estimula a digestão e saúde intestinal, reduz a pressão arterial. Acrescentar pêra na dieta ajuda a perder peso, expulsa do organismo compostos perigosos, repara os tecidos (feridas), melhora o sistema imunológico, melhora a circulação e a contagem de glóbulos vermelhos, protege o coração, reduz inflamações, mantém os ossos mais fortes, atua positivamente sobre a pele, os cabelos e os olhos. É produzida um pouco por todo país, em pomares.
Cerejas: As Cerejeiras são originárias da Ásia, As cerejas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumidas ao natural, têm propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia. Outras propriedades das cerejas: anti-inflamatórias, benefícios para a artrite, saúde do coração, proteção contra o cancro, fonte de energia, rico em betacaroteno, ajuda no sono.
O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas. Cultivam-se também em Portugal em pomares, especialmente no Norte e Centro.
Projeto Eco-escolas