Trabalhos 2016

Colégio Monte Flor (Oeiras)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Construção do molde do ananás com rede de capoeira.
Recorte e colagem com cola quente das embalagens para fazer o revestimento do ananás.
Pormenor onde é visível uma embalagem da Compal.
Pormenor onde é visível o símbolo FSC.
Estrutura do ananás concluída.
Ananás exposto no refeitório do colégio.

Memória Descritiva:

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, o Colégio Monte Flor aderiu ao passatempo “Cria uma fruta, colhe prémios”, proposto pela Associação Bandeira Azul.
Após ser apresentado a todos os alunos, foi delineada a ideia entre os alunos, professores e dois colaboradores do colégio, tendo sido escolhida a construção de um ananás. Esta atividade que envolveu vários elementos do colégio, tornou-se bastante interessante, contribuindo para a interação e relação entre os alunos e o pessoal docente e não docente.
Foram recolhidas, por toda a escola, embalagens da Tetra Pack, em particular, as que apresentavam os símbolos FSC e da Compal. As embalagens de leite do colégio, que compõem a maio parte da estrutura, também foram aproveitadas para a construção da escultura, o que obrigou a uma sensibilização das colaboradoras que trabalham na cozinha.
Para fazer a estrutura do fruto foi reutilizada rede de capoeira, tendo depois sido forrada com recortes das embalagens da Tetra Pack. Foram também utilizadas embalagens Pet e desperdícios de tecido de feltro para a construção da coroa do ananás.
Para a junção dos diferentes materiais foi utilizada cola quente.
Como corolário deste projeto, o fruto foi colocada no refeitório para embelezar e incentivar os alunos para importância do consumo diário de fruta.