Trabalhos 2016
Coop. de Ensino Ancorensis (Caminha)
Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Fotografias:
Memória Descritiva:
Alunos do 7º ano de escolaridade, apoiados pelo Professor de Educação Visual idealizaram e construíram um “ananás” utilizando embalagens Tetra pak com símbolo FSC, conforme o regulamento assim o determina.Com a utilização de papel reciclado amarelo e verde, cola, régua, lápis e tesoura levaram ao cabo a construção da fruta.
Após colarem o papel colorido sobre o verso das embalagens de leite e sumo, delinearam as figuras geométricas e cortaram-nas. De seguida utilizaram o centro de um rolo de papel de cozinha como guia e colaram as figuras geométricas ao referido centro, umas sobre as outras até atingir a altura desejada.
Por fim recortaram-se as formas das folhas e colaram-se no topo da fruta, tendo dado por concluído o trabalho, conforme as imagens o comprovam.
Conceito: A conceção do fruto escolhido foi idealizado pela maioria dos alunos pela construção de origamis. Adotar a razão matemática do desdobramento de papéis para a representação do fruto (associar as características do fruto).
Ideia: Os alunos decidiram materializar o fruto escolhido com a conceção de origamis formando o próprio objeto. A construção do mesmo contou a participação dos alunos, em que os alunos começaram por cortar as embalagens, formar os origamis, e colocando em à volta do cilindro em cartão. A sobreposição dos mesmos confere o volume, recriando o fruto escolhido. Por fim decidiram pintar com spray de cor amarela para tornar mais natural a aproximação ao fruto. As ramagens são construídas em cartão para dar ênfase à construção do ananás.
A Ancorensis conseguiu envolver grande parte dos alunos e da comunidade escolar na participação deste projeto, na recolha de embalagens para a elaboração deste projeto, com o êxito e qualidade pretendida.